Ladeiras íngremes, pedregulhos, lama. A edição 2019 da Picos Pro Race teve de tudo um pouco. A ideia foi fazer uma prova em que os atletas desafiassem seus limites. O resultado não poderia ser outro. De veteranos à estreantes na disputa, o que não faltou foram exemplos de pessoas que bateram seus recordes pessoais e os limites dos seus corpos para fazer bonito na disputa. Ao todo, 535 atletas se inscrevam nessa que é uma das maiores provas de Mountain Bike do Norte e Nordeste do Brasil.
Elogios ao percurso não faltaram. Daniel Zoia veio brigar para subir no lugar mais alto do podium. Confirmou o favoritismo na disputa e concluiu os 94 quilômetros de percurso em 3 horas e 42 minutos, ficando em primeiro lugar na categoria elite. Mesmo com o bom desempenho, ele admite a dificuldade na prova. “Foi uma prova bem dura, muitas ladeiras. Mesmo com o tempo nublado no início da competição, a prova ficou pesada. Minha estratégia foi tentar manter um ritmo forte, mas não quebrar na prova e nem furar o pneu da bicicleta”, disse ele.
.jpg)
A edição 2019 da Picos pro Race trouxe várias novidades, como a inclusão da prova Kids, voltada para as crianças e também a categoria para pessoas com deficiência. A outra novidade ficou por conta do clima. O sol escaldante, característico de Picos, deu lugar a uma neblina que se sobressaiu nos primeiros quilômetros da competição. Na prova Kids, o pequeno Arthur, de seis anos, veio do Crato, no Ceará, acompanhado do pai e da mãe para participar da prova. Após chegar em primeiro lugar na sua categoria, saiu orgulhoso exibindo sua medalha. “Eu gosto muito de pedalar, faz bem para a saúde”, ensina.
.jpg)
Já Karine Frota foi a primeira mulher da categoria elite a concluir a prova, conquistando o bicampeonato. Ela afirma que a prova veio muito dura, mas que o clima ameno nas horas iniciais, ajudou bastante a concluir a prova. “O Daniel (organizador) conseguiu superar as nossas expectativas em relação ao percurso. Um percurso muito desafiador, mas gratificante de concluir”, elogia.
.jpg)
Outra novidade da edição 2019 da Picos Pro Race foi a premiação. Foram R$ 20 mil em prêmios, além de brindes. Os dez primeiros colocados de cada categoria foram premiados, com premiação tanto em dinheiro, quanto troféus, medalhas e brindes dos patrocinadores. E a edição 2020 já tem data para acontecer e com novidades que vão deixar o evento ainda mais grandioso. “A gente trabalhou incansavelmente para fazer uma prova como fizemos e é gratificante ver o resultado dela. Quem faz a prova é o atleta, se não fosse eles, não teríamos uma prova das proporções que tivemos. Então, queremos agradecer a presença de todos eles e aproveitar para anunciar a edição 2020, que vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de julho, aumentando em mais um dia de prova”, adiantou.
Por Mayara Martins