Frio? Uma condição climática não tão comum no Sertão do Piauí é a nova realidade que os picoenses tem convivido durante as madrugadas juninas. Isso porque o mês de junho já é o período mais frio de 2019.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) as temperaturas mínimas registradas na cidade de Picos já atingiram a incrível marca dos 17.3°C. O fato atípico ainda é resquício do bom inverno que caiu sobre a região onde choveu cerca de 625 milímetros de água.
“As temperaturas baixas, que tem gerado madrugadas geladas, estão relacionadas ainda com o período de inverno. Tivemos um inverno acima da média, com bastante chuva, tudo isso contribui para melhorar o clima na região”, explicou o chefe de meteorologia de Picos, Eugênio Lopes.
A “frieza” no clima tem sido registrada no horário de 5h às 6h, nas primeiras horas do raiar do sol. Com o passar do dia, as temperaturas se elevam e atingem a máxima dos 34°C à 38°C, porém o sol forte é presença marcante.
Eugênio Lopes destaca ainda que no mês de julho as temperaturas devem manter-se baixas, porém com registros mais quentes devido a proximidade do período de verão intenso que se inicia em meados de agosto e setembro.
O clima frio tem atingido em cheio quem precisa levantar cedo e fica exposto ao ambiente externo. A orientação é procurar utilizar agasalhos para manter-se aquecido e evitar ficar vulnerável a oscilação de temperaturas, evitando problemas respiratórios.