Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Abertura oficial dos Jogos Intercolegiais Cordimarianos emociona famílias picoenses

Publicado em 23/03/2019
Por Edson Costa
cbe8c35ef7792c04c6fced05af39.jpg
cbe8c35ef7792c04c6fced05af39.jpg
Abertura emocionou participantes/Edson Costa

“Uma noite inesquecível”. Esta foi à conclusão da equipe dirigente do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), das delegações e das famílias cordimarianas que participaram da abertura dos Jogos Intercolegiais Cordimarianos (JIC’s). Logo após o término do espetáculo, a equipe do Folha Atual conversou com religiosas e alunos, oportunidade em que ouviu deles o contentamento de participar do evento.

Mais Imagens (álbum I)

Mais Imagens (álbum II)

Os jogos Intercolegiais Cordimarianos são disputados entre alunos das sete instituições de ensino coordenadas pela rede de escolas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (Congregação Cordimariana). Em cada ano a competição é disputada em uma Unidade de Ensino, sendo neste ano de 2019, no Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), na cidade de Picos.

E para celebrar este momento a equipe dirigente do IMH preparou uma recepção à altura da competição. Desde a madrugada desta quarta-feira, 26, alunos se reuniram na escola para acolher as delegações vindas das seis escolas participantes da competição.

Acolhida aconteceu pela manhã no Centro Esportivo da escola

Às 10h00, no Centro Esportivo Cordimariano do IMH, houve um momento de acolhida a todas as religiosas e alunos que vieram participar dos jogos. À noite, todos os alunos foram convidados a sair em caminhada até ao Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, onde aconteceu a Cerimônia Oficial de Abertura dos JIC’s.

Abertura aconteceu à noite no estádio municipal

O momento contou com momentos emocionantes, ocasião em que crianças e adolescentes deram as boas vindas a todas as delegações através da dança e de coreografias. Alunos e ex-alunos do IMH percorreram boa parte do estádio levando em mãos uma tocha acesa, simbolizando assim, a abertura dos jogos.

A irmã Ana Tereza, diretora do IMH, já com a tocha em mãos, acendeu outras tochas que foram carregadas pelas religiosas que dirigem as demais escolas cordimarianas, ocasião em que juntas acenderam a tocha principal dos jogos.

Diretoras das escolas cordimarianas

No início da cerimônia de abertura, a equipe dirigente prestou uma homenagem à ex-funcionária Maria da Cruz Campos, conhecida por Cruzinha, que durante muitos anos trabalhou no IMH. Cruzinha faleceu no dia 22 de maio deste ano após complicações de saúde.

Os Jogos Intercolegiais Cordimarianos seguem até no domingo, 30 de junho, nas Quadras Poliesportivas do IMH, com disputas nas modalidades de Futsal, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol e Xadrez.

Participam das competições os alunos das sete escolas cordimarianas, sendo elas, Colégio Nossa Senhora das Dores (Bezerros - PE), Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria- UNECIM (Russas - CE), Patronato e Colégio Irmã Maria Eugênia – PCIME (União - PI), Colégio Virgem Poderosa (Acaraú - CE), Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Icoarací - PA), Colégio Nossa Senhora das Graças (Fortaleza - CE) e Instituto Monsenhor Hipólito (Picos- PI).  O evento conta com a participação de mais de 700 atletas.

Mais de 700 alunos dispuatam jogos

Além de todo este momento já vivenciado com os visitantes, o IMH preparou ainda uma confraternização exclusiva para os atletas que irá acontecer na noite desta sexta-feira, 28, e ainda, uma Celebração Eucarística na manhã de sábado, 29, na Catedral de Picos. Na noite de domingo, 30, acontecerá a Cerimônia de encerramento dos jogos.

Imagem aérea do evento (Ismael drone)

“Que noite memorável, que noite maravilhosa, que noite inesquecível. Acolho a todos vocês com um coração cheio de amor. Estes dias são de grande alegria e convivência, de uma forma que cada um sairá mais cheio de encanto, mas cheio de amor e de desejo em viver e viver em abundância. Nas quadras do Instituto Monsenhor os atletas aqui presentes revelarão suas habilidades e competências, demostrando para todos nós o que é uma educação pautada no amor e no compromisso com a F e o Saber. Desejamos a todos uma feliz semana em convivência através do esporte. O Instituto Monsenhor Hipólito é a casa de vocês. Amei vê vocês, amei está com vocês e amei permanecer sempre com vocês”, destacou a Irmã Ana Tereza durante sua fala.

Ir. Ana Tereza acolhe delegações

Em entrevista a nossa reportagem logo após o encerramento da cerimônia de abertura, a Madre Geral da Congregação Cordimariana – Ir. Disterro Rocha, manifestou sua alegria em participar do evento. “Nos alegramos em está presente neste maravilhoso evento em que fortalece a nossa caminhada. Estamos também felizes em percebermos que o IMH está respondendo o anseio da humanidade, digo da humanidade porque um jovem que é formado aqui ele é capaz de ajudar todas as pessoas”, disse.

Ir. Disterro Rocha, Madre Geral da Congregação

Já a Irmã Geane Cristina, diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Bezerros (PE), destacou positivamente o acolhimento do povo picoense. “Picos é uma cidade acolhedora e de um coração grande. Todo este carinho recebido nos fortalece cada vez mais no sentindo de continuarmos o nosso compromisso com a Fé e o Saber”.

Ir. Geane Cristina, diretora

A nossa equipe também conversou com alunos de outras escolas que disputam os jogos e ambos manifestaram a alegria de participar do evento esportivo.

Lembrando ser sua primeira vez na disputa dos JIC’s, o aluno do Colégio Virgem Poderosa, Eduardo Silva, que irá disputar na modalidade futsal, disse ter sido a abertura do evento um momento incrível. O adolescente afirmou está muito feliz em participar da competição.

Eduardo Silva

Já a aluna Mariana Félix, da Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria, relatou que os JIC’s oportuniza não somente a disputa, mas possibilita também aumentar os laços de amizade entre os alunos de todas as escolas.

Mariana Félix
Por último a nossa equipe conversou com o aluno Guilherme Furetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores, de Bezerros – PE, ocasião em que o mesmo disse está muito feliz com tudo que pôde presenciar durante a cerimônia de abertura. O jovem finalizou desejando sorte para todos os competidores.

Guilherme Furetti

Jogos acontecem na sua XIX edição

Comentários