Domingo, 06 de Outubro de 2024

Missa solene e procissão marcam encerramento do festejo religioso de São João da Canabrava

Publicado em 19/03/2019
Por Edson Costa
3bb4663764537425ff3ff9f8aa09.jpg
3bb4663764537425ff3ff9f8aa09.jpg
Fiéis durante procissão pelas ruas da cidade/Isael Pereira

Por: Isael Pereira

A comunidade católica de São João da Canabrava participou na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, da Missa Solene em honra a São João Batista, padroeiro da cidade. A paróquia, que leva o nome do padroeiro, festejou desde o dia 15 deste mês, realizando missas/novenas. A celebração de encerramento foi presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José e concelebrada pelo pároco, padre Paulo Henrique.

CONFIRA TODAS AS IMAGENS!

Este ano, o festejo chegou a sua 60ª edição e teve como tema: “São João Batista fazei-nos missionários a serviço dos pobres e sofredores da sociedade”. Uma multidão de fiéis participou da missa, na Igreja matriz, e após o término da celebração, à comunidade, foi convidada a percorrer as ruas do município, com a imagem do padroeiro, São João Batista, cantando hinos e louvores, como também, agradecendo pelas bênçãos recebidas.

Comunidade católica na Missa Solene da Festa

O Bispo Diocesano de Picos falou da fervorosidade que os fiéis católicos têm pelos santos. Em sua reflexão, o Bispo disse que somos convidados a anunciar Jesus Cristo para aqueles que não o conhecem.

“O nosso povo é muito devoto, então a vida do santo motiva para que o povo seja assíduo nas festas que são realizadas nas diversas comunidades. Aqui em São João da Canabrava a fervorosidade aumentou muito mais com a presença do padre Paulo Henrique, que consegue conduzir a animação do povo de Deus. O cristão que participa e é assíduo, vai criando convicção de fé. O Papa João Paulo II já dizia que ‘as palavras passam e os escritos ficam, mas os testemunhos arrastam’. A pessoa que lidera, motiva, toma à frente, retoma muito esse ânimo, pois está testemunhando Jesus Cristo, fazendo igual aquilo que João Batista fez”, disse o Bispo.

Dom Plínio presidiu celebração

A prefeita da cidade, Mércia Abreu, participou do festejo religioso, como também, da missa em honra ao padroeiro. A gestora relatou que os munícipes de São João da Canabrava são bastante devotos do padroeiro, e segundo Mércia, São João Batista é muito importante para os canabravenses.

Prefeita Mércia participou do encerramento do festejo

“É com o coração transbordando de alegria que finalizamos nosso festejo. Este ano, celebramos o sexagésimo festejo de São João Batista e a cada ano que passa, essa fé se fortalece, a devoção só aumenta. Prova disso, é a grande participação do povo durante todo o novenário e hoje a missa solene. São João Batista é um grande santo, é o único que se celebra a sua natividade. Por sua interseção temos alcançado cada vez mais, muitas graças”, disse a prefeita.

O pároco da paróquia São João Batista da cidade de Canabrava, o padre Paulo Henrique, falou a nossa equipe de reportagem, qual a sua avaliação sobre o festejo após o seu encerramento. Padre Paulo Henrique, também frisou e refletiu sobre a escolha da temática da festa desse ano.

Pe. Paulo Henrique coordenou festejo

“Nossa festa foi uma manifestação do amor que o povo tem pelo padroeiro. Muitos leigos e leigas de nossa paróquia se envolveram e deram as mãos nas mais diversas equipes que trabalharam e deram muito resultado positivo, daquilo que foi as suas atribuições. São João Batista é o precursor de Jesus Cristo, pois é aquele que prepara os caminhos. O tema do nosso festejo dá uma continuidade a nossa Assembleia Diocesana de Pastoral que aconteceu no mês de novembro no CTD em Picos, mas também, para dizer que estamos comprometidos com os pobres, pois de fato estamos aqui hoje, mas muitos pobres estão ao redor necessitando de nossa palavra, de nosso acompanhamento e ajuda”, finalizou o pároco.

 

Comentários