Há seis meses a frente da administração do município de Santana do Piauí, cargo ao qual foi alçado por vontade popular da maioria absoluta da população, o prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) fez uma avaliação positiva desse primeiro momento, frisando que está conseguindo imprimir a sua marca como gestor público e contando com o apoio da população santanense.
Mesmo com as dificuldades que o município enfrenta, como a oscilação do FPM, que impede a gestão de fazer um planejamento a longo prazo, o prefeito frisou que está sendo possível manter o controle fiscal da prefeitura com o pagamento de salários dos servidores, fornecedores, e manutenção dos serviços.
As parcerias com os governos federal e estadual tem sido um ponto forte da administração do prefeito Ricardo. Ele informou que nesse momento a prefeitura municipal aguarda a liberação dos recursos pela CODEVASF para que tenha início a pavimentação poliédrica (calçamento) nos povoados: Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos e a conclusão do povoado Barro. “É uma obra de grande importância e o volume de recursos é de mais de R$ 400 mil, que vai melhorar a questão do saneamento e da limpeza da nossa cidade”, declarou.
Paralelo a isso o prefeito declarou que tem buscado a instalação de novos sistemas de abastecimento de água em comunidades que ainda enfrentam dificuldades com abastecimento: Alegre e Camarada. “Nós estamos concluindo um poço lá, mas também estamos reservando mais um poço a ser cavado”, informou.
Ainda há a expectativa de reativar ou perfurar um novo poço na comunidade de Serra do Tanque.
“Inclusive quando fomos selecionados pela FUNASA para apresentarmos esses projetos eu já solicitava dos projetistas que para perfurar esses poços nas regiões tem de ser através de uma perfuratriz que realmente tem condições de fazer, porque nesses locais os poços tem uma profundidade de 200 metros”, explicou o prefeito.
A prefeitura recebeu na semana passada representantes da empresa que construirá mais 40 moradias através do Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal.
“Ele fez o levantamento de GPS em todos os terrenos e nessas duas semanas nós vamos dar início nessas casas que serão construídas na nossa área urbana, contemplando famílias de baixa renda, pessoas que sonham em ter a sua casa, mas não tem condições financeiras”, explicou o prefeito Ricardo José Gonçalves.
As 40 casas serão construídas na zona urbana do município de Santana do Piauí.
Nesses primeiros meses o município já instalou as caixas d’água, teve concluída a UBAS, recebeu uma patrol, reajustou o salário dos professores, está dando sequencia a construção da unidade de saúde e da caixa d’água do Barro, recebeu mais um ônibus. O prefeito tem buscado apoio para que o governador Wilson Martins (PSB) envie a ambulância e o novo ônibus prometidos quando de sua visita ao município no início de 2013.