Domingo, 06 de Outubro de 2024

População de Picos vai às ruas em nova manifestação na próxima quinta-feira

Publicado em 19/06/2013
Por Jailson Dias
d8b427b124d05e244a1c05573ed6.jpg
d8b427b124d05e244a1c05573ed6.jpg
Manifestantes farão uma série de reinvindicações /Jailson Dias

Após uma assembleia geral realizada no auditório antigo da UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, estudantes, trabalhadores, militantes dos movimentos sociais decidiram pela realização de uma segunda manifestação, agendada para a próxima quinta-feira (04/07), na Praça Félix Pacheco, a partir das 15h30, onde acontecerá uma assembleia popular.

Em seguida todos os participantes farão uma passeata pelas ruas e avenidas da cidade dirigindo-se até a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Picos onde será entregue um documento com as reinvindicações.  

O acadêmico de História da UFPI e militante social, Erick Willer, informou que na assembleia da universidade houve uma análise da conjuntura dos protestos que vem tomando conta do Brasil. “A disputa que a direita tenta fazer para canalizar o movimento para uma derrubada do governo Dilma e o esforço que a esquerda está tendo para empurrar o governo do PT à esquerda e garantir mudanças estruturais no Brasil”, explicou.

A assembleia realizada na UFPI foi extremamente participativa, contando com as presenças do Movimento Estudantil Universitário (DCE-UFPI, DCE-UESPI, CA-História, CA-Pedagogia e estudantes de vários cursos da UFPI,UESPI e R. Sá); Movimento Estudantil Secundarista; Levante Popular da Juventude; Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA; Rede de Educação Cidadã – RECID; União de Mulheres Piauienses – UMP; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSER); estudantes que integram a UNE e a ANEL.

Para quem deseja participar da manifestação, Erick Willer convidou os estudantes e comunidade em geral para uma oficina de cartazes e batucada a ser realizada na manhã da quinta-feira no pátio da UFPI de Picos.

As reinvindicações para essa segunda manifestação estão mais amplas e bem divididas. Em comunicado que circula pela rede os militantes sociais declaram: “Vamos às ruas na defesa da Educação municipal, estadual e federal; vamos às ruas em defesa da Policlínica que está pronta mais que por problemas de interesses políticos não está a serviço do povo; na defesa da saúde pública; Vamos às ruas por melhorias no transporte, redução da tarifa e meia passagem em dinheiro; Vamos às ruas por mais segurança e pelo fim da violência contra a mulher em nosso município; Vamos às ruas em defesa da UESPI-Picos, por mais incentivo em ensino, pesquisa e extensão; Em fim, vamos à  s ruas na defesa de um novo Brasil, um novo Piauí e uma nova Picos, comprometida com o povo!”.

Comentários