Por: Isael Pereira
O município de Francisco Santos apresentou e implantou na manhã desta terça-feira, 04 de junho, a plataforma Busca Ativa Escolar “Fora da Escola não Pode”. A cerimônia de lançamento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito, Dr. Luís José, e do secretário de educação, Edson Filho, além de outros membros da saúde, assistência social e educação municipal.
O Busca Ativa Escolar é uma plataforma que apoia gestores públicos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Essa plataforma foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef).
Para oficializar a abertura da implantação da plataforma no município, algumas autoridades políticas foram convidadas a se fazerem presentes na mesa de honra e em seguida foi realizada a execução dos hinos Nacional e Municipal.
Algumas autoridades políticas foram convidadas a discursar na abertura da cerimônia, como foi o caso do secretário de educação, Edson Filho, e do prefeito municipal, Dr. Luís José. O gestor falou sobre a importância da implantação desse projeto no município e ainda frisou que é um trabalho em conjunto e não só da educação municipal.
Dr. Luís José, prefeito de Francisco Santos
“Estamos dando início com esse projeto para a captação das crianças que estão fora da escola, com a educação, saúde, assistência social e movimentos sociais, para sabermos quais as causas e motivos dos alunos não estarem na escola e buscarmos soluções para trazer essas crianças e adolescentes de volta para a escola. Necessitamos de uma parceria de todos os setores do município, envolvidos para almejarmos o que discutimos hoje”, falou o prefeito.
Foi apresentado no momento do lançamento e implantação da plataforma, que mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. No município de Francisco Santos os dados são menos preocupantes. Consta-se através dos levantamentos que cerca de 93% das crianças e adolescentes da cidade estão na escola, restando apenas 7% que ainda não estão inseridas.
Durante a cerimônia de implantação também foi apresentado uma poesia pelo aluno, Maycon, e diversos vídeos das crianças e adolescentes que são assíduos na vida escolar, falando sobre suas experiências e incentivando os demais.
Estiveram também presentes participando da solenidade, a primeira-dama Daniela Leite, o vereadore Pedro, secretárias municipais, coordenadores, professores, agentes comunitários de saúde, supervisores e técnicos.