Por: Isael Pereira
O município de Itainópolis recebeu Técnicos de Picos, da Regional de Saúde, onde desde segunda feira (20), realizam pesquisas hídricas nos rios da cidade. Nesta quinta-feira, 23 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou através da Coordenação da Vigilância Epidemiológica uma capacitação sobre esquistossomose, culminando com o encerramento das pesquisas hídricas. As atividades aconteceram na sede da UBS Itália.
A capacitação também foi proferida pela equipe técnica, proveniente da Coordenação Regional de Saúde de Picos sendo composto pela Drª Lucia Maria, Francisco das Chagas, Sandra Maria e Cláudia Adélia.
De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e de Imunização de Itainópolis, Edilce Leite, os pesquisadores procuravam caramujos nos rios, para realizarem os testes, e constarem se os mesmos eram contaminados ou não, com esquistossomose. Ainda segundo a coordenadora nenhum deles foi diagnosticado ser portador da doença.
.jpg)
.jpg)
As pesquisas e a capacitação tiveram por finalidade, manter a vigilância em saúde e controle preventivo. Durante a programação do evento foi efetuado o monitoramento de todas as coleções hídricas de maior importância epidemiológica.
.jpg)
Pesquisas foram feitas em rios do município
.jpg)
Mais de 30 profissionais participaram da capacitação. Além dos agentes de saúde e endemias, estiveram presentes, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem e saúde bucal.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)