Sábado, 05 de Outubro de 2024

Capacitação sobre esquistossomose marca encerramento de pesquisas hídricas realizadas em Itainópolis

Publicado em 07/02/2019
Por Edson Costa
b5fb551247f4298df80f87ad0993.jpg
b5fb551247f4298df80f87ad0993.jpg
Capacitação aconteceu na UBS Itália/Divulgação

Por: Isael Pereira

O município de Itainópolis recebeu Técnicos de Picos, da Regional de Saúde, onde desde segunda feira (20), realizam pesquisas hídricas nos rios da cidade. Nesta quinta-feira, 23 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou através da Coordenação da Vigilância Epidemiológica uma capacitação sobre esquistossomose, culminando com o encerramento das pesquisas hídricas. As atividades aconteceram na sede da UBS Itália.

A capacitação também foi proferida pela equipe técnica, proveniente da Coordenação Regional de Saúde de Picos sendo composto pela Drª Lucia Maria, Francisco das Chagas, Sandra Maria e Cláudia Adélia.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e de Imunização de Itainópolis, Edilce Leite, os pesquisadores procuravam caramujos nos rios, para realizarem os testes, e constarem se os mesmos eram contaminados ou não, com esquistossomose. Ainda segundo a coordenadora nenhum deles foi diagnosticado ser portador da doença.

As pesquisas e a capacitação tiveram por finalidade, manter a vigilância em saúde e controle preventivo. Durante a programação do evento foi efetuado o monitoramento de todas as coleções hídricas de maior importância epidemiológica.

Pesquisas foram feitas em rios do município

Mais de 30 profissionais participaram da capacitação. Além dos agentes de saúde e endemias, estiveram presentes, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem e saúde bucal.

Comentários