Domingo, 13 de Outubro de 2024

Seccional da OAB do Piauí promoverá I Fórum da Valorização da Advocacia em Picos

Publicado em 03/02/2019
Por Jailson Dias
91032f5c89ce06738eb05c633285.jpg
91032f5c89ce06738eb05c633285.jpg
Advogado Herval Ribeiro/Jailson Dias

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), Seccional do Piauí, promoverá, através da Escola Superior de Advocacia da OAB-PI (ESA), o I Fórum da Valorização da Advocacia, que acontecerá em Picos. O evento é voltado para os profissionais do direito e também para os acadêmicos, e será realizado na próxima sexta-feira, 24, a partir das 15h00, no auditório do Clube dos Advogados de Picos, localizado no bairro Belo Norte.

As inscrições para o fórum são integralmente online, podendo ser realizadas através do site: www.oabpi.org.br/portaldoaluno. Ao acessar essa plataforma, o advogado ou estudante cadastra o seu e-mail e busca a temática: I Fórum da Valorização da Advocacia. A inscrição é gratuita, pedindo-se apenas que o participante, no dia do evento, leve consigo 1 kg de alimento não perecível, a ser entregue na entrada do Clube dos Advogados.

Segundo o diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB – PI, em Picos, advogado Herval Ribeiro, o evento tem por objetivo debater três temáticas: as prerrogativas dos advogados, a responsabilidade ética e disciplinar do advogado, além de falar sobre os serviços prestados pela Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) para os operadores do direito.

Herval argumenta que a valorização das prerrogativas do advogado consistem em garantir os direitos do cidadão. “A prerrogativa não é um privilégio do advogado, é a certeza do cidadão de ter o seu direito respeitado; é a certeza que o cidadão vai ter de ter um processo justo, igualitário, com ampla defesa e contraditório”, explicou.

Ele enfatizou a importância do advogado para o exercício da democracia e dos direitos humanos. “A própria constituição já diz que o advogado é essencial a administração da justiça, pois se ele não tem a prerrogativa de conversar com o réu preso, não tem a prerrogativa de ter acesso ao inquérito, de contestar uma ação, o cidadão fica com o seu direito tolhido”, comentou.

A palestra sobre as prerrogativas será ministrada pelo presidente da Comissão Estadual da Defesa das Prerrogativas da OAB-PI, advogado Marcos Nogueira, em parceria com a advogada Roberta Oliveira; o tema referente a responsabilidade ética e disciplinar será abordado pelo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), advogado Guilardo César, enquanto que os serviços prestados da CAAPI serão explicados pelo vice-presidente da caixa de assistência, advogado José Urtiga de Sá Júnior.

Além das palestras, Herval destaca que haverá uma apresentação artística e o sorteio de brindes ao final do evento. Ele destaca que Picos é a primeira cidade a sediar esse fórum no Piauí, que será levado até as demais cidades polos do Estado. Para tanto, Herval cita o papel desempenhado pela conselheira federal da OAB, Andreya Lorena, e os conselheiros estaduais da OAB-PI, advogados Fabrício Bezerra, Adriano Borges e Everton Carvalho.

Comentários