Domingo, 06 de Outubro de 2024

Assistência Social de São Luís do Piauí promove mobilização em defesa das crianças e adolescentes

Publicado em 30/01/2019
Por Edson Costa
5e76f959e6d9a88a27ef396fc830.jpg
5e76f959e6d9a88a27ef396fc830.jpg
Caminhada realizada nas ruas da cidade/Edson Costa

 

A Prefeitura de São Luís do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o apoio do Conselho Tutelar, da equipe do CRAS e das demais Secretarias Municipais, promoveu na tarde desta sexta-feira, 17 de maio, uma mobilização chamando a atenção de toda população no sentido de juntos combaterem o abuso e a exploração sexual contra as crianças e adolescentes.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

A programação teve início com uma caminhada pelas principais ruas da cidade, onde aconteceram algumas paradas de reflexão sobre o 18 de Maio, que é uma campanha, denominada de “Faça Bonito”, que visa mobilizar toda sociedade brasileira no combate ao abuso e exploração sexual contra as crianças e os adolescentes de todo país.

Equipe que coordenou mobilização

Participaram da caminhada alunos das Escolares Municipais Padre Marcos de Carvalho e José Leôncio de Barros, diretoras e professores das escolas, profissionais de saúde, equipes do CRAS, e ainda, crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Logo após a caminhada, no Cawntry Club, as crianças e adolescentes participaram de uma palestra proferida pelo psicólogo do CRAS, Álvaro Rodrigues, onde foi explanado sobre alguns atos de violência sexual e quais as formais de denunciar.

Palestra foi ministrada no evento

Além do psicólogo, profissionais que fazem parte da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselheiros Tutelares também deixaram suas mensagens sobre a temática da mobilização. A secretária de Assistência Social, Ariana Bezerra, falou sobre o objetivo do evento.

Ariana Bezerra, secretária de Assistência Social

“O evento de hoje teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar, mais também convocar a sociedade para participar desta luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município. Agradeço a equipe da Assistência Social, os conselheiros e os membros do CMDCA pela participação nesta mobilização, além do apoio da Administração por Mais Desenvolvimento e demais parceiros”, disse a secretária.

Durante entrevista o psicólogo lembrou que a campanha tem a pretensão de conscientizar a comunidade, em especial as crianças e os adolescentes, sobre os direitos que têm sobre o seu corpo e suas decisões. “O corpo deles pertence a eles e somente quem eles permitirem pode tocar neste corpo. Eles têm o direito de não serem expostos à pornografia e a tudo que está ligado com o abuso e exploração sexual. Então a nossa intenção é fazer com que eles compreendam isso e, principalmente, que eles deixem isso claro para a comunidade e as pessoas que estão ao seu redor, pois a partir do momento que eles manifestarem este conhecimento, os possíveis violadores de seus corpos irão se afastar, porque terão a compreensão que aquela criança ou adolescente vai saber se defender”, destacou.

Álvaro Rodrigues, psicólogo

Já a presidente do Conselho Tutelar de São Luís do Piauí, Roseni Josefa, assegurou que o órgão está à disposição de toda sociedade. “É importante que haja a denuncia. Aqueles que porventura venham precisar de nosso auxilio basta apenas nos procurar pessoalmente ou pelo telefone (89) 9 8809-4651, ou então denunciar através do Disk 100”, disse a conselheira.

Roseni Josefa, presidente do Conselho Tutelar

 

Premiação

Na oportunidade foi feito o anúncio e realizada a premiação para os ganhadores de uma redação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social que teve como tema a data “18 de Maio”.

Maiara Sousa recebendo sua premiação

Receberam a premiação de melhores redações as autoras Maiara Sousa, Paloma Leite, Ramona e Maria de Jesus, que na ocasião foi representada por sua mãe, a senhora Vicença Rodrigues.

Conselheiros tutelares presentes no evento

Lanche foi servido no final

Comentários