Sábado, 05 de Outubro de 2024

Agentes de endemias de Itainópolis recebem treinamento sobre combate à Leishmaniose

Publicado em 27/01/2019
Por Edson Costa
7a7369dbe8177bc504c53d48f615.jpg
7a7369dbe8177bc504c53d48f615.jpg
Profissionais durante aula prática/Divulgação

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Itainópolis através da equipe da Vigilância Epidemiológica do município promoveu nesta quarta-feira, 15 de maio, um treinamento com os agentes de endemias com o objetivo de prepara-los para informar a população como deve proceder em caso de sintomas da doença e traçar novas estratégias no município em combate a Leishmaniose.

A Leishmaniose, mais conhecida como Calazar, é causada pelo protozoário parasita Leishmania, transmitido para seres humanos e animais através da picada de mosquitos-palha infectados. O desenvolvimento dos insetos transmissores se dá em locais úmidos, sombreados e ricos em matéria orgânica, como folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo.

O treinamento foi realizado na sede da Secretaria de Saúde do município e foi ministrado pelo técnico da SUCAN da cidade de Jaicós, Armando de Carvalho Feitosa Maia, com o apoio do secretário de saúde de Itainópolis, Matias Lopes Moreira e da coordenadora da vigilância Epidemiológica, Edilce leite Leão.

Participantes do treinamento

Em Itainópolis, o treinamento se deu na forma de aula teórica e prática, onde na ocasião os profissionais receberam informações sobre a forma correta de colher o sangue dos animais. Todo material colhido durante o treinamento foi encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável pelo teste rápido para detectar a doença.

Participaram do treinamento os agentes de endemias Luís de Sousa Moura, Adão Gonçalves da Rocha, João Valdo Gonçalves Macedo Sousa, João Pereira de Oliveira, Fernando Francisco de Moura Rodrigues, Washington Leônidas Ferreira, Lucas Ferreira Azevedo e Maria Eliane dos Reis Silva Lima.

 

Comentários