Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025

75° Festejos de Santana do Piauí marca renovação da tradição

Publicado em 18/06/2013
Por Jailson Dias
efed2a369edca398da4b234bb9bd.jpg
efed2a369edca398da4b234bb9bd.jpg
Festejos reúnem fiéis na Igreja de São Pedro/Jailson Dias

A população de Santana do Piauí vivenciou nesse ano de 2013 o 75° Festejo de São Pedro, padroeiro do município. Na manhã deste sábado (29/06) aconteceu a procissão e missa de encerramento das festividades. Para o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz, as celebrações marcam o fortalecimento de uma tradição de 75 anos.

Dom Plínio, que presidiu a missa de encerramento, declarou que a sua admiração pela população santanense cresce por ver a Igreja de São Pedro repleta de fiéis. “É um lugar onde as pessoas tem fé em Deus e celebram a festa do padroeiro, que é um momento forte. Por isso povo vem sempre”.

Para o bispo São Pedro pode ser representado pela fé, quando afirmou que o “Messias era o Filho de Deus”.

As missas e novenas começaram ainda no dia 20 de junho. Em cada noite um grupo de pessoas se responsabilizava pela liturgia da igreja: profissionais da saúde; jovens; casais paroquianos; catequese; Assistência Social; Pastoral do Dízimo e Pascom; profissionais da Educação; comerciante, filhos da terra e comunidades.        

Presente ao evento o prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves, disse fazer uma avaliação positiva do evento, uma vez que a missa solene estava repleta de devotos santanenses e visitantes de outras cidades e regiões.

São Pedro

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica. O seu dia é celebrado em 29 de junho.

Comentários