Por: Isael Pereira
Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 13 de maio, diversos fieis e devotos de Nossa Senhora de Fátima, saíram às ruas do município de Itainópolis em direção ao Morro que ganha o mesmo nome da santa. Lá, aconteceu à Missa Solene, que marcou o encerramento do 61º festejo em honra a co-padroeira da cidade.
O festejo deste ano teve como tema “Com Jesus e Maria, ser igreja missionária”. As festividades iniciaram desde o dia 04 de maio, onde culminaram com o encerramento nesta segunda-feira.
A missa reuniu centenas de fieis e devotos de Maria que vinham não só do município, mas também de Picos, Vera Mendes, Isaías Coelho e tantas outras cidades. A celebração foi presidida pelo Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Itainópolis, o Padre Jonas.
Padre Jonas presidiu celebração
Na ocasião, esteve participando das festividades o prefeito municipal, Dr. Paulo Lopes. O mesmo falou sobre a participação e a colaboração da prefeitura durante estes dias de festa, onde foi cedido o palco para a realização da missa e ambulância com profissionais da secretaria de saúde dando total assistência médica. O gestor ainda ressaltou o quanto admira a religiosidade do povo de Itainópolis.
Prefeito esteve presente acompanhado da família
“Esta é uma festa tradicional no município que já ocorre há 61 anos e a prefeitura sempre colabora na infraestrutura necessária, para acolher bem os visitantes e os munícipes. É um momento de festa e alegria, e movimenta também a cidade e os setores da economia. Isso tudo, além desta devoção que as pessoas têm, onde proporciona também o turismo religioso”, falou o prefeito.
Após a realização da missa, à comunidade em geral foi convidada a participar de uma nova procissão, onde se dirigiram em direção à igreja do Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Lá as pessoas participaram de adoração ao Santíssimo Sacramento, e puderam realizar reverências em honra a Nossa Senhora de Fátima.
Procissão antes da Missa Solene
Procissão logo após celebração
O Padre Jonas falou sobre a escolha da temática do festejo e também fez uma avaliação sobre todos os momentos da festa, desde a preparação, até este momento que culminou com o encerramento do festejo.
“O tema da nossa festa esse ano, está em sintonia com aquilo que o Papa Francisco tem insistido tanto, de sermos Igreja em saída, ir ao encontro dos afastados, de ser uma Igreja servidora e misericordiosa. Minha avaliação sobre esta festa é muito positiva, nós conseguimos atingir o nosso objetivo. Este festejo foi um dos melhores que já tivemos, inclusive é o que eu escuto o povo de Deus falar. Percebemos o interesse e participação durante todas às noites, à Igreja sempre lotada, foi muito bom”, disse o padre.
Ao final de todas as celebrações do dia, a equipe organizadora ainda promoveu um sorteio de uma rifa de 10 prêmios, onde foi vendida durante as noites de novena.