No segundo domingo do mês de maio, é comemorado o Dia das Mães. Em Caldeirão Grande do Piauí, a data que homenageia uma das figuras mais importantes no ambiente familiar, já foi comemorada. Na tarde desta sexta-feira, 10, a Prefeitura Municipal promoveu um evento na quadra poliesportiva para homenagear as mães do município e reafirmar a parceria no processo educacional dos seus filhos.
A tarde foi marcada por muitos sorrisos, desde a acolhida, com uma dinâmica do cumprimento conduzida pela professora Romilde Sousa, que fez com que as mães interagissem entre si em um clima de muita alegria e descontração.
Ao longo do evento, foram realizadas várias homenagens. Um grupo de adolescentes usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social apresentou uma coreografia. O professor Rafael realizou a dinâmica sobre os tipos de mãe. Duas professoras da Creche Odolina Angélica encenaram uma peça teatral intitulada de ‘Mãe rica e mãe pobre’. A pequena Rafaela cantou uma música, dentre outras homenagens.
Crianças do SCFV prestaram homenagens
Peça teatral ‘Mãe rica e mãe pobre’ conduzida por professoras
Ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Luciana Carvalho, o prefeito João Vianney também prestou sua homenagem às mamães do município. O gestor agradeceu a Deus pela oportunidade e às mães por estarem compartilhando da alegria de comemorarem o seu dia, justificando a antecipação. “Decidimos comemorar hoje para que no domingo as mães possam estar com seus filhos.”, disse.
João Vianney deu total apoio ao evento
Em entrevista, o prefeito afirmou que o evento é um gesto de reconhecimento às mães pelo importante papel que desempenham na família e na sociedade. “A mãe exerce um dos papéis mais importantes da família. Elas são nossas aliadas no processo de educação dos seus filhos, na formação de um cidadão digno e honrado. Por isso a nossa atenção e o nosso respeito para com elas.”, disse, acrescentando que o evento é, apenas, uma singela demonstração. “Elas são merecedoras de muito mais.”, pontuou.
Participantes do evento comemorativo
Além do prefeito, a vice-prefeita Zulene Leal, a professora Junia Cristina, a senhora Antônia Maria da Costa e a vereadora Francisca Ireni, a Menininha, também prestaram suas homenagens.
Vice-prefeita Zulene Leal
Uma das mães presentes no evento foi a senhora Marcionila Maria de Jesus, dona Nila, como é mais conhecida, de 79 anos. A aposentada se emocionou ao lembrar da sua saudosa mãe, falecida em 1994. “Pode passar o tempo que passar, mas a gente nunca esquece, principalmente no dia das mães. Eu sinto muita falta dela, de meu pai e de meu esposo. Já perdi todos eles.”, disse.
Dona Nila
Ela contou que tem um único filho, Adernilton, de 30 anos, que foi adotado ainda bebê. “Criei desde pequeno. É minha companhia. Tudo o que eu tenho na terra é ele. Já pensou se eu não fosse mãe?”, auto indagou, acrescentando que se não tivesse um filho estaria só, depois de perdido os pais e ficado viúva.
Mães receberam brindes no final da festa
Ao final, foram distribuídos lanches e brindes para todas as mães presentes no evento.
Fonte: cidadesnanet