Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Gerente da Caixa lista linhas de crédito e produtos especiais para municípios

Publicado em 16/01/2019
Por Jailson Dias
b91875067c04d441a31c67e18c97.jpg
b91875067c04d441a31c67e18c97.jpg
Gerente nacional de produtos de saneamento e infraestrutura da Caixa, Renato Silva Siqueira/Roberta Aline/Cidadeverde.com

"A Caixa quer ajudar a todos os municípios, independente do tamanho e do tipo de receita. Queremos estar mais próximos. Apostamos no desenvolvimento do Piauí". As palavras entusiasmadas são do gerente nacional de produtos de saneamento e infraestrutura da Caixa, Renato Silva Siqueira, durante sua palestra no II Congresso das Cidades: Gestão, Inovação e Desenvolvimento Humano, que acontece no Atlantic City.

Em poucos minutos, o gerente apresentou uma parte da vasta gama de produtos oferecidos pela Caixa para ajudar os gestores municipais a melhorar a administração, com soluções para facilitar a tomada de crédito e a arrecadação.

"Nós temos, por exemplo, uma linha de crédito específica para os prefeitos que querem trocar a iluminação de sódio e mercúrio pela de LED. Isso gera ao município uma economia de até 70% nas contas de luz. Essa linha de crédito é paga em até 84 meses, com um ano de carência e temos valores a partir de R$ 1 milhão para atender desde os menores municípios", citou o gerente.

Renato destacou, entretanto, que para obter as linhas de crédito é preciso ter organização financeira, estando dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Hoje em dia sabemos que muitos municípios têm comprometimento, mas temos soluções para quem está com as contas desequilibradas também", pontuou.

Como forma de reduzir os gastos com a folha de pagamento, Renato Siqueira citou o RPPS - Regime Próprio da Previdência da Social. "Hoje, 63 dos 224 municípios do Piauí estão dentro desse regime. A grande vantagem é a melhoria da gestão, possibilitando reduzir os gastos com a folha de pagamento. Isso pode trazer o município de volta para dentro da LRF e dar capacidade de investimento", considerou.

O gerente elencou as linhas de crédito disponibilizadas pela Caixa, que estão dentro do Programa Avançar Cidades, que são: Saneamento para todos, Pró-transporte e Pró-Moradia, este último voltado para famílias com renda familiar de até R$ 1.800. "Os dois grandes gargalos para obter essas linhas são a qualidade dos projetos, que têm que estar adequado às normas, e a capacidade de pagamento", explica.

Renato falou ainda que a Caixa tem uma unidade específica na matriz voltada para as PPPs (Parcerias Público-Privadas) para estruturar projetos, analisar editais e fazer consultas públicas. "Temos em Teresina uma PPP de resíduos sólidos já em andamento", acrescentou.


Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Comentários