Sábado, 05 de Outubro de 2024

ACS e ACE de Isaías Coelho participam de atividades do programa de Educação Permanente em Saúde

Publicado em 04/01/2019
Por Edson Costa
e3ceec6a98e4d7d965b725e9431e.jpg
e3ceec6a98e4d7d965b725e9431e.jpg
Curso de primeiros socorros foi realizado/Divulgação

Colocando em prática o Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PEPS) de Isaías Coelho, nos dias 26 e 27 deste mês, foram realizadas com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) mais duas atividades de capacitação. Os profissionais de saúde foram contemplados com o Curso Básico de Primeiros Socorros e com uma Oficina sobre Acolhimento e Classificação de Risco na Atenção Primária a Saúde e no Pronto Atendimento.

Ambos os cursos tiveram como facilitadora de ensino e aprendizagem a enfermeira especialista em Urgência e Emergência, em Vigilância em Saúde e em Saúde da Família e Comunidade, Shelma Feitosa.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

No dia 26 foi o curso de Primeiros Socorros no qual os ACS e ACE participaram ativamente questionando e esclarecendo dúvidas a respeito do primeiro atendimento ao usuário em situações como envenenamento, acidentes com animais peçonhentos, traumas, feridas, hemorragias, obstrução de vias aéreas (exemplo: engasgo), queimaduras, dentre outras situações passíveis de acontecer no dia-a-dia dos trabalhadores. Além da parte teórica o curso contou com situações práticas, onde os ACS e ACE puderam treinar as técnicas ensinadas.

“Ficamos muito felizes com a participação, empenho, interesse e envolvimento dos profissionais na busca por novos conhecimentos.” Ressaltou Marizângela Campos, secretária municipal de saúde.

Secretária esteve presente

“O curso foi muito bom e a gestão está de parabéns pela escolha da facilitadora. A Shelma é muito competente”, destacou a ACS Mirla Sousa           .

Já no dia 27 de abril, a oficina foi sobre acolhimento e classificação de risco e o público alvo foram as equipes de enfermagem, tanto da ESF, como do Hospital Municipal Joaquina Marques.

Enfermeira Shelma Feitosa conduziu momentos

Durante a oficina a enfermeira Shelma foi muito enfática na importância do acolhimento de qualidade visando à satisfação do usuário, responsabilização e resolutividade do problema. Também destacou a diferença entre acolhimento e classificação de risco, ressaltando a importância dos mesmos.

“Além da parte teórica, foram feitos estudos de casos simulando situações reais para praticarem tanto o acolhimento como a classificação de risco e os trabalhadores de saúde se saíram muito bem, confirmando o entendimento sobre os assuntos abordados”, disse a enfermeira Gabiana Mauriz, atualmente coordenadora municipal de atenção básica e responsável pelo PEPS no município.

Todos os trabalhadores que participaram dos cursos receberam apostilas didáticas com o conteúdo ministrado e uma vasta referência bibliográfica para que possam dar continuidade ao processo de aprendizagem.

Profissionais de saúde participaram das capacitações

O prefeito Dr. Eudes incentiva e apoia o processo de qualificação dos trabalhadores de saúde, ao tempo em que solicita o empenho de todos na oferta de serviços de saúde com qualidade e resolutivos.

Comentários