Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Vereador Renato critica propostas apresentadas na audiência pública sobre os animais de rua

Publicado em 02/01/2019
Por Jailson Dias
cf907b1b5e0a9b54b165edbf5f5c.jpg
cf907b1b5e0a9b54b165edbf5f5c.jpg
Vereador Renato/Jailson Dias

Durante a sessão ordinária realizada na tarde da quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Picos, o vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PR), ao fazer uso da tribuna, criticou as propostas apresentadas na audiência pública realizada na última terça-feira, 23, quando se debateu a situação dos animais de rua na cidade. Ele declarou que elas são inviáveis e que a população precisa de uma estratégia mais prática para esse problema que vem se estendendo ao longo dos anos.

Renato esteve presente na audiência pública e acompanhou os debates, mas optou por não fazer uso da palavra alegando que o ambiente estava claramente favorável apenas ao que foi dito pelos defensores dos animais.

Segundo o vereador não foi pensado na população, uma vez que os cachorros provocam e são vetores de inúmeras doenças, como leishmaniose e sarna, além das fezes deixadas nas calçadas. Ele invocou o fato de ser funcionário público da área da saúde, conhecendo bem essa realidade. E citou ainda a grande quantidade de animais verificados nas ruas. “Aqui no meu bairro tem mais de 150 cachorros soltos, fora o que eles atacam à noite, crianças, pedestres”, relatou.

Para o parlamentar a proposta apresentada de que a prefeitura pague pela castração dos cães, além da construção de comedouros, bebedouros e casinhas de madeiras para os animais, não é possível. O ideal seria, segundo o vereador, a disponibilização de um espaço para acolher esses animais.

“Também sou contra matar, eliminar, mas a proposta ideal é tirar do meio da rua, dando a ele um local para ele morar e viver, isso foi colocado aqui, pode procurar o local que a prefeitura banca, mas que seja afastado da cidade, não pode ser próximo às residências”, frisou.

Ao terminar o seu depoimento, Renato e o propositor da audiência, vereador Wellington Dantas (PT), traçaram um longo debate através de questões de ordem. Wellington defendeu os argumentos apresentados na audiência, mas Renato sustentou o seu ponto de vista.

Comentários