Domingo, 06 de Outubro de 2024

Federação dos estudantes de História divulga nota de repúdio contra Comissão de Direitos Humanos

Publicado em 16/06/2013
Por Jailson Dias
cea8d0f3b490e1ef287c453c4bce.jpg
cea8d0f3b490e1ef287c453c4bce.jpg
Estudantes de história repudiam ação de Marcos Feliciano/Divulgação

Confira na íntegra a nota de repúdio da Federação de Movimento Estudantil de História (FEMEH):


A Federação de Movimento Estudantil de História (FEMEH), representando todos os estudantes dos cursos de História do Brasil, vem por meio desta, manifestar publicamente o repúdio à Comissão de Direitos Humanos e Minorias pelo desrespeito em eleger um representante para presidente da comissão, com posicionamentos homofóbicos e racistas, como os do Dep. Marco Feliciano.

O Estado, marcado por uma sociedade dividida em classes sociais e organizada no modelo patriarcal, racista e com conceitos afetivos baseados na heteronormatividade, fundamentada nas inúmeras opressões, restringe o avanço da sociedade, e de certa forma, coloca uma barreira na luta dos movimentos sociais que se colocam contra a ordem do Estado burguês. E em todo momento, o Estado desrespeita barbaramente os direitos humanos como uma das estratégias para manutenção da ordem burguesa e sua dominação ideológica e moral.
 
A história da humanidade, desde o início da exploração do ser humano pelo ser humano, é marcada intensamente de violência, sangue e morte. Podemos citar vários casos, como nazismo, a escravidão dos africanos, o genocídio indígena, entre outros. E já que estamos no mês de abril, podemos citar as torturas e mortes da Ditadura Militar no Brasil, que deixou grandes marcas na nossa história.

Dessa forma, o ideal é questionar qual concepção assume e qual função deve cumprir essa Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. É inadmissível que uma comissão como essa, seja composta por pessoas que desrespeitem a maioria da sociedade (mulheres e negros). Isso representa um grande retrocesso para a história e luta desses setores oprimidos da sociedade de classes.

É fundamental que essa comissão tenha como norte de seus princípios a defesa da liberdade, a justiça no que tange ao respeito por igual aos seres humanos e direitos independente da sua identidade de gênero, orientação sexual e raça.

Não admitimos que várias lutas que foram tomadas há séculos, sofram esse regresso, pois qualquer tipo de opressão e exploração é violência contra os seres humanos.


Pela imediata destituição do Deputado Federal Marcos Feliciano do cargo de Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal!


Não à qualquer tipo de opressão e/ou exploração!


FEDERAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA

 

Comentários
robert alves
26/06/2013 21:19:37
A família brasileira ta com Feliciano pelos princípios morais, quem é contra são os que querem a igualdade entre família tradicional e gays,e isso ate a biblia condena. Va em frente Feliciano estamos com você. Ja diz a Biblia Sagrada, HOMEM QUE DEITA COM HOMEM TA CAUSANDO ABOMINAÇÃO E TAL TAL MERECEM A MORTE.