“Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. Estes foram os últimos versículos do evangelho apresentado nesta quinta-feira Santa, onde o evangelista João destaca o pedido de Jesus para que todos busquem a humildade.
Neste sentido, Dom Plínio José Luz da Silva, bispo da Diocese de Picos, obediente ao pedido de Jesus, enalteceu sua mensagem com a demonstração de humildade ao lavar os pés de doze pessoas da comunidade picoense, que na ocasião representavam os 12 apóstolos de Jesus. Após lavar, Dom Plínio enxugou e beijou o pé de cada um, numa demonstração que deve ser seguida por todos os cristãos.
.jpg)
O cerimônia do Lava-Pés, que relembra os últimos momentos de Cristo junto aos seus discípulos antes de ser traído e crucificado na cruz, aconteceu durante a Missa Solene da Ceia do Senhor, celebrada na tarde desta quinta-feira, 18 de abril, na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, centro de Picos, logo após a homilia.
.jpg)
.jpg)
“Pelo nome a gente já sabe que se trata de uma ceia e esta ceia ela gerou um nome mais sublime que é exatamente a eucaristia. Então esta celebração recorda a instituição da eucaristia, e como a eucaristia depende daquele que celebra, que preside, nosso Senhor também instituiu um outro sacramento, que é o sacerdócio ministerial, aquele que preside a eucaristia. E Ele aproveita para dá um lição muito forte de humildade e de serviço, que é uma das coisas que perpassa o sentimento de toda celebração, que é a questão da humildade, que é o gesto de lavar os pés, num gesto muito profundo que deixa nas pessoas o sentimento de fazer como Jesus fez”, disse Dom Plínio a nossa reportagem.
.jpg)
Logo após a celebração teve início a adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia noite. A programação da Semana Santa seguiu nesta sexta-feira, 19, a partir das 13h45, com Via Sacra e logo em seguida com a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus, sendo seguido pelo beijo da Cruz e a procissão do Senhor Morto.
.jpg)
.jpg)
No sábado, 20, a partir das 20h00, acontece na Catedral a celebração da Vigília Pascal. No dia seguinte a programação da Semana Santa é encerrada com a Missa Pontifical da Páscoa, às 09h00, e a partir das 17h00, acontece a grande procissão do Senhor Ressuscitado pelas principais ruas da cidade encerrando com a Santa Missa na Matriz.