Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Plenária Municipal de Saúde é realizada em Dom Expedito Lopes

Publicado em 18/12/2018
Por Edson Costa
397bbe162bc1c781610364233f91.jpg
397bbe162bc1c781610364233f91.jpg
Prefeito e secretários estiveram presentes/Isael Pereira

Por: Isael Pereira

O município de Dom Expedito Lopes realizou durante esta segunda-feira, dia 15 de abril, uma Plenária Municipal de Saúde, onde foram promovidas palestra e rodas de discussão com a comunidade, abordando a temática de “Democracia e Saúde”. As atividades aconteceram no Ginásio Municipal Francisco Belo de Sousa.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

O objetivo da plenária é propor um espaço de participação popular, onde as pessoas expressam suas opiniões sobre o cenário da saúde, tanto em âmbito municipal, como também, estadual e nacional.

As atividades da plenária iniciaram com o credenciamento dos participantes no evento. Após o término das inscrições, foi realizada a composição da mesa de honra, com as autoridades presentes seguido da execução do hino nacional brasileiro.

Para concretizar a abertura oficial da plenária, fizeram uso da fala, o Prefeito municipal Valmir Barbosa e os Secretários Wenersamio Araújo -Samim (Saúde); Edson Carlos (Educação) e Jordani Araújo (Assistência Social).

Valmir Barbosa destacou importancia da Plenária

Na ocasião, foi convidado o representante do Conselho Municipal de Saúde, José Avelar, para realizar a leitura do decreto e com isto apresentar a todos os participantes, as cláusulas que estruturam a plenária.

Participantes do encontro

Em sua fala, o Secretário de Saúde deu as boas-vindas a todos os presentes, declarando aberto os trabalhos da plenária, e falou sobre a importância da participação popular para a realização das atividades.

 “Estou muito feliz por poder contar com a participação da população, pois não temos apenas funcionários, como também, muitos usuários de saúde e isto é de extrema importância, pois eles são quem vão fazer parte dessa avaliação de como está o nosso município”, frisou o secretário.

Samim, secretário de saúde

Samim ainda relatou sobre a sua expectativa em relação aos delegados eleitos que representarão o município na etapa estadual e talvez até nacional. “Espero que eles possam ir com muito entusiasmo, pois estarão fazendo o município progredir. Levando em consideração as outras conferências que já teve em anos anteriores, nunca tivemos problema com isso, pois o povo é muito participativo, e querem ir a Teresina participar desta etapa estadual, trazendo o melhor para o município”, falou o secretário.

Para melhorar a fomentação do debate, foi realizada uma palestra sobre o tema da plenária “Democracia e Saúde”. A gestão municipal convidou o enfermeiro e doutorando Maylson Fontes para trabalhar sobre o assunto com os participantes.

O enfermeiro e conferencista, Maylson Fontes, falou sobre a importância de discutir a temática da palestra com as pessoas, pois segundo ele, muita gente ainda não tem acesso a diversas informações sobre o SUS.

Maylson Fontes, conferencista

“Vivemos um tempo não tão feliz na área da saúde e a participação do povo é extremamente importante para a gente acabar com estes retrocessos e ver o que podemos melhorar. A saúde é um direito de todos, sendo um princípio constitucional, precisamos colocar isto em prática. Temos dificuldade na saúde de que as pessoas entendam o que é direito e dever delas na saúde. Sendo, uns dos nossos deveres a cobrança e a participação”, finalizou Maylson Fontes.

Trabalhos em grupo debateram eixos temáticos

Após a palestra, a organização do evento, dividiu os participantes em três grupos, para que os mesmos pudessem debater sobre os três eixos temáticos propostos pela plenária, que são: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do SUS e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS. E com isto, apresentarem cinco propostas, abordando o SUS nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

Eleição de delegados

Na parte final da plenária foi realizada a votação para a eleição de delegados que representarão o município na etapa estadual. Sendo que os critérios para a eleição seria a escolha de quatro membros, contanto que no mínimo duas mulheres deveriam serem escolhidas. O outro quesito seria que, dois membros deveriam ser usuários da saúde e um representando a gestão municipal e o outro representando os trabalhadores de saúde.

Prefeito com delegados escolhidos

Representando a Gestão foi escolhido o delegado Diego Pereira, para representar o eixo dos trabalhadores da saúde, à escolha foi à servidora Jéssica Santos e representando os usuários de saúde, foram escolhidos Francisco Raylan e Claudiane.

AUTORIDADES PRESENTES

Além das autoridades já citadas na matéria, também estiveram presentes os Secretários Francival Araújo (Administração); Marcídio Moura (Governo); Everaldo Gonçalves (Obras); Welithon (Esportes), ex-Prefeito Alecxo Belo e Presidente do Conselho Tutelar, Maria Isabel.

 

 

 

Comentários