Por: Isael Pereira
A Prefeitura Municipal de São João da Varjota, através da Secretaria de Assistência Social e do Departamento de Esporte e Lazer, lançou na noite desta quinta-feira, 11 de abril, o Projeto Social “Sou Bom de Bola”, que visa por meio de aulas práticas ensinar crianças e adolescentes do município a jogar futebol. A solenidade de lançamento aconteceu no auditório “José Ricardo de Sousa Feitosa”, anexo da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo principal do projeto é realizar uma ação social e de inclusão com as crianças e adolescentes do município. Também, de retirar os menores das ruas, livrando-os principalmente do caminho das drogas e do alcoolismo.
Inicialmente o projeto irá ofertar 100 vagas para as crianças e adolescentes, tanto do sexo masculino como também do sexo feminino. O principal requisito de participação é que cada aluno que formará a escolinha de futebol tenha notas aprovativas na escola e que possua idade entre 7 e 16 anos. Na ocasião, foram entregues os uniformes para os participantes do projeto, camiseta, short e mochila, sendo que os kits foram todos patrocinados pela Prefeitura Municipal.
Autoridades conduzem entrega de uniformes
Antes de receberem os kits, os pais das crianças tiveram que assinar um termo de responsabilidade onde constava todo regulamento de permanência do aluno na escolinha.
O chefe do Departamento de Esporte e Lazer, José Carlos, já confirmou a data de início das atividades, que será no dia 21 de abril, e explica como será a recepção. “Receberemos eles no estádio Antoninho Lima, onde iremos proporcionar toda segurança, estrutura com vestiários e espaço para lazer. Os pais podem ficar tranquilos, pois estes meninos vão estar em segurança comigo”, afirmou José Carlos.
José Carlos, chefe do Departamento de Esporte e Lazer
O chefe do departamento ainda destacou que terá uma equipe completa de acompanhamento. Sendo que, os monitores serão, Fia Treinador, Osmarildo, Miguel e Deivid. José Carlos também ressaltou que a Secretaria de Saúde do município vai dar assistência durante os treinamentos.
Parte da equipe que irá conduzir projeto
A secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Marilândia Guimarães, disse está a disposição no sentido de apoiar o projeto. “A nossa equipe está à disposição dos pais para acompanhar em qualquer eventual problema, dando apoio e suporte a este projeto. Peço aos pais que se preocupem com seus filhos, pois o mundo em que vivemos não está muito bom, com isso é necessário uma atenção especial com eles”, destacou.
Marilândia Guimarães, secretária de Assistência Social e primeira-dama
Também esteve presente no lançamento o prefeito Hélio Neri que falou de sua satisfação em conseguir realizar mais uma promessa feita na campanha. “Estamos vendo no rosto de cada criança e de cada pai a satisfação deles e isto também é uma satisfação para nossa gestão. Além de tirarmos eles das ruas é uma forma de tentarmos encontrar talentos aqui no nosso município. Tudo isso apresentado e idealizado, foi realizado com recursos próprios da gestão, e continuarei sempre apoiando o esporte”, afirmou o gestor.
Hélio Neri, prefeito de São João da Varjota
Acompanhando a solenidade estava, Ariane Araújo, mãe da criança Nicolas de Lima, que participará do projeto. Segundo ela, este é um momento muito importante na vida de seu filho. “Fiquei muito feliz em ver meu filho poder ter acesso a este projeto. Agradeço demais as secretarias de esporte e assistência social por dar esta oportunidade para as crianças. Quem sabe com isso, o meu filho não será um grande jogador para ajudar a mamãe!” ressaltou.
Ariane Araújo, mãe de Nicolas
Também, participando da solenidade de lançamento do projeto, esteve o ex-prefeito do município, Nonato Barbosa, que na ocasião frisou que é um momento de alegria e importância para a cidade. “Criançada, queremos ver vocês estudando mais, lutando mais pelo futuro, fazendo com que São João da Varjota cresça mais. E para isso, precisamos da boa vontade dos pais, mães e toda a juventude. Com este projeto, São João da Varjota só tende a crescer. São essas coisas que nos encantam e nos motivam a trabalhar muito mais”, finalizou o ex-gestor.
Nonato Barbosa destacou positivamente projeto
No final da solenidade a nossa equipe de reportagem também conversou com uma criança que irá fazer parte da escolinha de futebol através do projeto “Sou Bom de Bola”, ocasião em que ele destacou sua alegria. “Estou me sentido ótimo despois de tudo isto que falaram para nós. Escutei tudo direitinho e vou fazer o possível para permanecer na escola e só sair quando eu completar os meus 17 anos”, finalizou Marcos Matheus, de 9 anos de idade.
Marcos Matheus prometeu cumprir regras para permanecer na escolinha
Além das autoridades já citadas, estiveram também presentes na solenidade a vice-prefeita Bety Dantas; secretários municipais e demais membros da gestão pública municipal; a conselheira tutelar, Verônica Pereira; além de vereadores, dentre eles, o presidente da Câmara, Samuel Lopes.
Autoridades prestigiaram evento
Participantes da solenidade de lançamento do projeto