Por: Isael Pereira
A Secretaria Municipal de Saúde do município de Itainópolis promoveu nesta quarta-feira, 10 de abril, a VII Conferência Municipal de Saúde, que abordou a temática: “Democracia e Saúde”. As atividades aconteceram na Unidade Escolar Álvaro Rodrigues de Araújo, especificamente no Auditório Maria do Socorro Costa Lima – “Neném Peixoto”. As ações contaram com a presença de gestores municipais, profissionais da saúde e comunidade em geral.
O principal objetivo da Conferência Municipal de Saúde é contribuir para dar maior visibilidade ao SUS, na instância local, como também a nível estadual e nacional. À medida que reúne gestores, profissionais e usuários, a fim de discutir gerenciamento e prestação de serviços.
As atividades da conferência tiveram início desde as 08:00 horas, com o credenciamento e entrega de materiais para a população no evento. Em seguida, os participantes foram convidados a participarem de um café da manhã comunitário.
Capoterapeuta Jairo Costa conduziu momento de descontração
Antes das formalidades foi realizado um momento de descontração com o capoterapeuta Jairo Costa, a fim de proporcionar aos participantes exercícios físicos descontraídos.
Dado início a solenidade, foi realizada a formação da mesa de honra, prosseguida da entrada de membros da comissão organizadora com as bandeiras nacional, estadual e municipal, seguida da execução do hino nacional.
Prefeito e secretário deram boas vindas aos participantes
Dando abertura oficial os trabalhos da conferência, fizeram uso da palavra o Prefeito Municipal, Paulo Lopes, e o Secretário de Saúde Matias Lopes. Na ocasião o prefeito frisou que o município tem grande destaque no que quesito da saúde e afirmou que buscará cada vez mais melhorias para o município.
“Itainópolis foi avaliado ano passado pelo PMAQ onde as equipes obtiveram nota máxima. Foi o único município do estado que obteve nota máxima. Então isto mostra que temos avançado e estamos no caminho certo. Com relação à conferência é de fato o momento de conferirmos o que está dando certo, e o que está dando errado para corrigirmos. Então é muito importante para que a comunidade e os profissionais com alto crítica possam avaliar, corrigir e melhorar cada vez mais”, frisou o gestor.
Participantes da Conferência
Após desfeita a composição de honra, foi realizada a leitura do regimento interno, a fim de explicar e orientar a todos os participantes sobre as clausulas que fundamentam a conferência.
Também foi apresentado aos participantes o diagnóstico da situação atual da saúde no município, conduzida pela Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Fabrícia Dayane.
Leitura do Regimento Interno
A palestra principal foi proferida pelo conferencista Ramilo Cortez, abordando a temática, “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Onde os participantes puderam expor suas opiniões e vivências, acerca da temática.
Conferencista Ramilo Cortez
No momento da tarde foram realizados trabalhos em grupos. Sendo que, três grupos foram divididos e cada um deles, abordou uma discussão sobre os seguintes Eixos Temáticos: I – “Saúde como Direito”; II – “Consolidação do SUS” e III – “Financiamento do SUS”.
O Secretário de Saúde, Matias Lopes, participou atentamente dos trabalhos da conferência e destacou a importância da participação popular, juntamente com a gestão e funcionários da saúde, para discutirem propostas de melhorias e ampliação do SUS, não só na esfera Municipal, como também, Estadual e Nacional.
Matias Lopes, secretário de saúde
“É um momento muito importante, somos convocados de quatro em quatro anos para fomentar essa discussão, no entanto, somos chamados a nos preparar muito bem para a realização da etapa nacional. Estamos discutindo não só melhoria para o SUS local, como também, em âmbito Estadual e Nacional e estamos muito felizes com a participação de todos. Acredito que esta soma de forças e conhecimentos será muito produtiva”, finalizou o secretário.
Escolha de delegados
Um dos principais objetivos da conferência, além de a população apresentar as demandas e anseios da comunidade sobre a atuação do SUS, é a escolha de quatro delegados para representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em Teresina nos dias 05, 06 e 07 de junho deste ano.
Com isto, a proposta era que os delegados que representassem o município fossem provenientes de três eixos que tivessem ligação com a saúde municipal, Gestão; Trabalhador e Usuários.
Delegados e suplentes escolhidos
Representando a Gestão foi escolhido o delegado Matias Lopes e a suplente Fabrícia Dayane, e para representar o eixo dos trabalhadores da saúde à escolha foi o servidor Thiago Carvalho e a suplente Maria de Fátima. Já João Batista e Jailza Santos foram escolhidos com representantes dos usuários de saúde, respectivamente.
Composição de honra
Além das autoridades políticas apresentadas na matéria, estiveram presentes e compuseram a mesa de honra da conferência o Presidente da Câmara de Vereadores Valentim Neto; Vereadores João Batista, Remédios Santos, Sandergy e Mar de França; Secretários Elisângela Santos (Educação), Rosalice Sousa (Assistência Social); Representante do Conselho Municipal de Saúde, Jailza Santos.
Autoridades prestigiaram conferência