Sábado, 05 de Outubro de 2024

Reunião com pesquisadores marca início da execução do Projeto Rondon em Dom Expedito Lopes

Publicado em 11/12/2018
Por Edson Costa
185a589b504e9227b737d6242eb7.jpg
185a589b504e9227b737d6242eb7.jpg
Reunião foi bem participativa/Divulgação

Por: Isael Pereira

O município de Dom Expedito Lopes será contemplado com as ações do Projeto Rondon. Com isto, recebeu na noite desta terça-feira, 09 de abril, no prédio da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), pesquisadores e professores de universidades para discutirem a execução e implementação do projeto na cidade.

A reunião com os pesquisadores foi o pontapé inicial para a execução do Projeto Rondon no município. Os professores são Ana Ribeiro da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e Luís Takase da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Luís Takase

O Projeto Rondon, está sob coordenação do Ministério da Defesa Civil, e conduzido em estreita parceria com os Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Agrário, Saúde, Meio Ambiente, Integração Nacional, Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

Na ocasião, membros da Escola de Música de Dom Expedito Lopes participaram da reunião e se apresentaram com a fanfarra municipal regida pela aluna Kamila Plamella, orientados pelo professor de música Alex.

O Secretário de Educação do município, Edson Carlos (Ecim), esteve presente realizando a recepção dos pesquisadores e participando da reunião. O objetivo do projeto é trazer várias oficinas para o município, como agricultura familiar e saúde. A reunião tinha como proposta apresentar o projeto para a população. No dia 14 de julho 21 pessoas retornam ao município para dar início a execução do projeto no município.

Edson Carlos, secretário de educação

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estaduais e Municipais que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública.

Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Comentários