Sábado, 05 de Outubro de 2024

Reunião discute implantação do Projeto Rondon em Paquetá do Piauí

Publicado em 10/12/2018
Por Edson Costa
109ef81f75ddcaab54305801ca0a.jpg
109ef81f75ddcaab54305801ca0a.jpg
Prefeito recepcionou equipe do projeto/Isael Pereira

Por Isael Pereira

O município de Paquetá do Piauí será contemplado pela primeira vez com as ações do Projeto Rondon. Na manhã desta terça-feira, 09 de abril, foi realizado na Câmara Municipal, uma reunião com gestores municipais, comunidade em geral, com os professores e coordenadores responsáveis pela execução do projeto no município.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

O objetivo do Projeto Rondon é levar estudantes universitários a atuar nos processos de desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da cidadania em municípios do país.

Em Paquetá do Piauí, as atividades referentes ao projeto acontecerão no mês de julho, aonde estudantes universitários vindos do Sul e Sudeste do país, ficarão por 12 dias no município, realizando treinamentos, mini-cursos, assistências baseadas em suas pesquisas e troca de conhecimentos com a população.

Vieram realizar a reunião, apresentar o projeto e conhecer a realidade do município, os professores Ana Maria, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luciano Mendes, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP (ESALQMidias) e representando o Ministério da Defesa Civil de Brasília e Coordenador Regional da Operação João de Barro, o Tenente Coronel Marcelo Martins.

Sobre a realização desta fase do Projeto Rondon, o representante do Ministério da Defesa Civil o Tenente Coronel Marcelo Martins, ressaltou que esta etapa foi denominada de João de Barro, e tem o intuito de realizar uma viajem precursora nos municípios, com os professores que tiveram seus projetos aprovados para participarem com os seus alunos do movimento Rondon.

Tenente Coronel Marcelo Martins

“Estes professores tiveram seus projetos selecionados, para adequar as suas propostas na realidade do município, fazendo um diagnóstico e propondo oficinas e mini-cursos. Com isto, vão fomentar o desenvolvimento sustentável e capacitar à população, lideranças, gestores e funcionários do município”, disse o Tenente Coronel Marcelo Martins.

Após a formação da mesa de honra, o prefeito de Paquetá do Piauí, o Dr. Thales Pimentel, fez uso da palavra e ressaltou que está ansioso para a realização do projeto e destacou que o município irá aprender muito com a realização destas atividades.

Dr. Thales, prefeito

“Graças a Deus o nosso município foi um dos contemplados com está ação, é a primeira vez que recebemos este projeto e trará melhorias tanto profissional, quanto pessoal. O Projeto Rondon da início hoje, e vai em busca de associações, educação, agricultura, ou seja, todas as secretarias do município, para que a gente faça uma união e busque melhorias para a cidade, fico muito grato”. Ressaltou o gestor.

Após as falas das autoridades políticas e de representantes de grupos e comunidades do município, foi servido um coffee break, para os participantes da reunião. E logo em seguida, foi realizada uma roda de conversa, dividido em grupos, para que os professores pudessem conhecer a realidade da cidade.

Mesa de honra

Além das autoridades políticas e participantes da reunião apresentados na matéria, também estiveram presentes os seguintes gestores: Presidente da Câmara de Vereadores, Zezinho da Pipa; Vereadores, Luís Filho, Gdson, Raiane Monteiro, Tico Custódia; Secretários municipais Michele (Administração), Antônio Eugênio (Agricultura), Rejane Albano (Educação); Coordenador do Conselho Tutelar, Marcos; Estudante universitário Robério Cavalcante; Representantes: Gonçala Cavalcante (Trabalhadores Rurais), Adalberto Getúlio (FNDE), Naldinho (Comunidade Quilombola).

 

 

 

 

Comentários