Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Secretário de Educação de Dom Expedito Lopes participa de evento no Palácio do Karnak

Publicado em 08/12/2018
Por Edson Costa
28fce784815dc17a0e7cab4a859b.jpg
28fce784815dc17a0e7cab4a859b.jpg
Ecim com o governador durante evento/Divulgação

 

O secretário de Educação de Dom Expedito Lopes, Edson Carlos (Ecim), participou na manhã desta segunda-feira, 08 de abril, do lançamento do Projeto João de Barro, vinculado ao Ministério da Defesa. O evento foi realizado no Palácio do Karnak, em Teresina, sede do Governo do Estado. Na ocasião, o secretário representou o prefeito Valmir Barbosa.

O Projeto João de Barro proporcionará posteriormente, a chegada do histórico Projeto Rondon ao município de Dom Expedito Lopes.

Ainda em 2018 o governador Wellington Dias assinou convênio com o Ministério da Defesa para que o Projeto Rondon volta-se a ser desenvolvido aqui no Piauí. Na ocasião ficou acertado que 15 municípios seriam beneficiados diretamente. As ações começaram a ser desenvolvidas em 18 de janeiro deste ano com a “Operação Parnaíba”.

O que é esse projeto?

O Projeto Rondon é um grupo de trabalho criado em 1967 com objetivo de levar saúde e desenvolver projetos nas cidades mais distantes dos grandes centros. Através dele são firmadas parcerias com estados e municípios que recebem os estudantes universitários que atendem a população. O projeto foi encerrado em 1989 e foi reinstituído pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2005, permanecendo em atividade até hoje.

O seu nome é uma homenagem ao Marechal Rondon, que desbravou o interior do Brasil, mapeando rios, bacias hidrográficas, conhecendo povos indígenas e espalhando o cabeamento para telefone pelo território nacional, contribuindo para a integração comunicacional do país.

 

Comentários