Sábado, 05 de Outubro de 2024

5ª Conferência de Saúde é realizada em São João da Varjota

Publicado em 06/12/2018
Por Edson Costa
bb7baf6e2214a75ccc6df64c22f7.jpg
bb7baf6e2214a75ccc6df64c22f7.jpg
Autoridades presentes na Conferência/Edson Costa

Com o tema “Democracia e Saúde”, a Prefeitura de São João da Varjota, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 05 de abril, no Auditório José Ricardo de Sousa Feitosa, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Autoridades municipais e a sociedade civil organizada marcaram presença no evento.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Logo após a composição da mesa de honra e a execução dos hinos do Brasil e do Município, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Afonso, declarou aberto o evento ocasião em que leu o Regimento Interno da Conferência, sendo aprovado pelos participantes.

Paulo Afonso, presidente do Conselho Municipal de Saúde

Em seguida, o secretário municipal de saúde, Luzivan Lustosa e a vice-prefeita Bety Dantas, destacaram em seus pronunciamentos a importância da realização da conferência como sendo um momento propício para todos discutirem o melhor para a saúde do município.

A programação teve continuidade com a apresentação do Grupo de Balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), coordenada pela professora de dança Ronilsa Silva, e logo após uma palestra proferida pelo conferencista Francisco de Jesus Barbosa (Professor Barbosa) que explanou sobre os três eixos temáticos da Conferência: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Grupo de Balé do SCFV

Conferencista professor Barbosa

Na parte da tarde foram realizados os trabalhos em grupos, ocasião em que foram discutidas e elaboradas propostas de melhorias das ações de saúde no município para os  próximos quatro anos, além de ser realizada a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde.

Trabalhos em Grupos

Delegados escolhidos para a Conferência Estadual

“Hoje estamos realizando a 5ª Conferência de Saúde de São João da Varjota e temos a alegria de debatermos um tema primordial para saúde pública, que é a Democracia, que nos traz para um principio básico do SUS que é a equidade. Então nos reunimos com a sociedade para debatermos politicas públicas para melhorar o sistema municipal de saúde de nosso município. Contamos com a presença de uma boa representatividade da sociedade, que para nós é o mais importante, pois temos a oportunidade de construirmos juntos um Plano de Saúde que possa atender melhor a todos”, disse o secretário Luzivan Lustosa.

Luzivan Lustosa, secretário de saúde

O secretário destacou ainda durante sua entrevista o apoio recebido por parte do Poder Público. “O prefeito Hélio tem nos dado toda condição confiável para colocarmos em prática os nossos projetos em prol da sociedade”.

Já a vice-prefeita, Bety Dantas, ressaltou a importância do encontro. “Cumprindo exigência do Ministério da Saúde, São João da Varjota realiza hoje sua 5º Conferência de Saúde com representantes da gestão pública, da sociedade civil organizada e demais instituições, onde iremos definir propostas para melhorar o sistema único de saúde de nosso município como também elaborar um documento básico para ser apresentado na conferência estadual e até nacional no sentido de democratizar ainda mais o SUS. Um momento muito importante para a nossa cidade”, disse.

Bety Dantas, vice-prefeita

O Conferencista do encontro, professor Barbosa, lembrou que o país vive um momento impar na saúde onde precisam ser trabalhadas todas as propostas futuras para os anos seguintes. “Estas conferências são momentos de discursões e de avaliações das politicas públicas de cada município, com isso reafirmo a grande importância que tem estes encontros”, finalizou.

Participaram ainda da Conferência a secretária de educação, Sueli Rêgo; a coordenadora da Atenção Básica, Elisiana Barbosa, o vereador Erisveldo Mendes (Verim); o Chefe de Gabinete, Valber Lima; o Controlador João Felipe e os Chefes de Departamentos José Carlos (esporte) e Domingos Eduardo (Obras), além de profissionais da área de saúde que atuam no município.

Participantes da Conferência

 

Comentários