Na tarde desta quinta-feira (04), por volta de 16h00, moradores do Conjunto Habitacional Lousinho Monteiro, bloquearam um trecho da PI-375, que liga Picos a Santana do Piauí.
O protesto pacífico foi motivado pela precariedade da rodovia que é rota de acesso ao residencial, onde a presença de buracos e a erosão põem em risco a vida dos condutores que necessitam trafegar pela via.
O presidente da Associação dos Moradores do Lousinho Monteiro, Joanderson Mendes, explicou que a situação caótica tem provocado acidentes e aumentado o número de assaltos.
“É lamentável a situação em que se encontra a PI que dá acesso ao nosso bairro está ficando intransitável. Estamos buscando uma solução, já recorremos aos meios públicos, Prefeitura, Estado e estamos tendo que entrar no Ministério Público para resolver o problema. É uma medida de segurança, pois os assaltos estão ocorrendo com constância”, disse o presidente.
Presidente Joanderson Mendes
A moradora do Residencial, Maria de Fátima, lamenta a situação e ressalta que os residentes do Lousinho Monteiro constantemente cobram por melhorias, mas até agora o problema não foi solucionado.
“Aqui transita muitas crianças para irem a escola de moto. Estamos sempre cobrando, ajeitam, mas logo depois o problema volta. Aqui necessita de um asfalto, mas sempre arrumam com cimento e o negócio é sempre se complicando”, afirmou Maria de Fátima.
Calçamento danificado que dá acesso ao bairro
O comerciante que possui estabelecimento comercial no Lousinho Monteiro, Antônio Jailson de Sousa, ressaltou que dois grandes bairros populacionais de Picos podem ficar isolados devido a ameaça de erosão na PI-375.
“Nos reunimos para fazer uma manifestação organizada para reivindicar o acesso ao nosso bairro, bem como a recuperação da PI. Já fizeram vários serviços e não resolveu o problema, serviços de péssima qualidade e, em breve, se não for tomada uma atitude a estrada será cortada”, enfatizou.
Ônibus coletivo deixa de circular no Residencial
Devido a situação da rodovia estadual, há 16 dias, a empresa responsável pelo transporte coletivo em Picos suspendeu o tráfego pela P1-375. Desde então, os moradores tem buscado medidas alternativas ou mesmo se deslocando a pé para o centro da cidade.
Erosão
As fortes chuvas que tem caído nos últimos meses fez ressurgir a erosão na encosta da PI que dá acesso ao Lousinho Monteiro. A erosão é preocupante, pois o inúmero buraco se formou e parte da estrada já encontra-se comprometida e ameaça se romper nos dois sentidos.