Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Pelotão Mirim de Dom Expedito Lopes é apresentado para a população durante solenidade

Publicado em 19/11/2018
Por Edson Costa
c97cb3985808b2da37f39606f4fa.jpg
c97cb3985808b2da37f39606f4fa.jpg
Pelotão Mirim da cidade foi apresentado/Isael Pereira

Por Isael Pereira

Na noite deste sábado, 23 de março, a população do município de Dom Expedito Lopes, prestigiou a cerimônia de apresentação do projeto Pelotão Mirim. A solenidade aconteceu no Pole Esportivo Santa Maria e contou com a presença de várias autoridades locais e dos integrantes do Pelotão Mirim de Ipiranga do Piauí.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

O principal objetivo da solenidade de apresentação foi mostrar para a população o projeto que está sendo desenvolvido com as crianças e adolescentes que integram o Pelotão Mirim. As atividades estão sendo coordenadas pelos bombeiros civis e instrutores Francisco Wesley e Karolayne Ferreira. Ao todo, 30 crianças já estão desenvolvendo diversas atividades coordenadas e propostas para eles.

Bombeiros civis e instrutores Francisco Wesley e Karolayne

O instrutor do Pelotão Mirim Francisco Wesley conta que para as crianças participarem é necessário conversar com a chefe Karolayne e providenciar a documentação proposta. Também explicou quais são as principais atividades exercidas pelos garotos. “Ofertamos para eles, postura. Pois objetivamos com o Pelotão Mirim tirar as crianças e adolescentes das drogas e da rua. Para mim, é muito gratificante poder ajudar estas crianças que passam por necessidades. O principal desejo meu e da Karol é somente ajudar”, frisou Francisco Wesley.

A solenidade de apresentação do Pelotão Mirim iniciou com a composição da mesa de honra, seguido da execução do hino nacional, municipal e da polícia militar, sendo que, todos foram tocados e conduzidos pelo grupo de música Fandel, que participava do evento.

Autoridades presentes

O incentivador e instrutor de música Alexsandro Silva que coordena o grupo da Fanfara de Dom Expedito Lopes, a Fandel, explicou sobre as atividades e atuações exercidas pela Escola Municipal de Música (EMMUDEL) e sobre a parceria com o Pelotão Mirim. “Resolvemos voluntariamente ajudar o pelotão, pois é um trabalho de prevenção e resgate. Então, estamos aqui com a Fandel que já é proveniente da EMMUDEL, para servir como um incentivo para as crianças. Pois, em pouco tempo, estes garotos já são músicos didáticos e já tocam dividindo a partitura e possuem conhecimentos básicos da música”, explicou o instrutor de música.

Alexsandro Silva coordena fanfarra

Como forma de incentivo e para mostrar que o trabalho voltado para as atividades deste seguimento surte efeitos na sociedade, o Pelotão Mirim de Ipiranga do Piauí, coordenado pelo Sargento Cézar, comandante do GPM de Ipiranga, participou da solenidade com alguns dos seus membros, juntamente com os integrantes que compõe o pelotão de Dom Expedito Lopes. O sargento ainda destacou a importância da atuação dos pelotões mirins para os municípios e frisou nas atividades de inclusão social que são realizadas para as crianças.

Pelotão Mirim de Ipiranga do Piauí

A administração municipal que na ocasião esteve representada pelo prefeito Valmir Barbosa e pela primeira dama Valdiva Barbosa, em suas respectivas falas, colocaram a gestão a disposição para acompanhar e ajudar nas atividades que serão desenvolvidas pelo Pelotão Mirim. “Podem sim contar com o apoio deste prefeito, pois tudo que for de bom para o nosso povo iremos apoiar”, disse o gestor.

Valmir Barbosa, prefeito de Dom Expedito Lopes

A primeira dama, Valdiva Barbosa explanou que possuía apenas um conhecimento superficial sobre a atuação do Pelotão Mirim, porém após as apresentações e devidas explicações avalia que seja um momento de extrema importância para a comunidade. “Com eles, vemos a oportunidade concreta de estarmos cuidando de nossas crianças e adolescentes, para que no futuro, possamos ter cidadãos comprometidos com a nossa sociedade fazendo o bem, pois é o que mais precisamos. Quero ver esse trabalho frutificar dentro da nossa sociedade”, afirmou Valdiva Barbosa.

Valdiva, primeira-dama

Algumas atividades foram realizadas pelos membros do Pelotão Mirim durante a solenidade de apresentação, dentre elas, ganham destaque o coral, dança e ballet.

Apresentações culturais foram realizadas

Para encerrar as atividades da solenidade, foi realizado pelo pastor Edilberto Cardoso, da igreja Assembleia de Deus, uma oração final. O pastor ainda se colocou à disposição no quesito espiritual para acompanhar as atividades do Pelotão Mirim. “Estou disposto a ajudar no que for necessário, principalmente na parte espiritual. Este trabalho precisa ser abraçado e reconhecido por toda a sociedade”, finalizou Edilberto Cardoso.

Outras autoridades e representantes de setores do município estiveram presentes no evento e também fizeram parte da composição da mesa de honra, dentre eles o Secretário de Educação Edson Carlos; Diretora da escola Santa Maria, Rosilda Ramos; Assistente social Jordânio; Vice-prefeito do Ipiranga, Gilvar Ramos e o comandante de Dom Expedito Lopes, Altamar.

Autoridades com Pelotão Mirim de Dom Expedito Lopes

SEJA VOLUNTÁRIO

Os instrutores do Pelotão Mirim destacaram a necessidade de mais pessoas envolvidas e engajadas a ajudar nas atividades. Com isso, Karolayne Ferreira destaca que necessitam do auxílio de orientador, professor, cozinheiro, profissionais da saúde, assistente social e pastores ou padres.

Karolayne Ferreira

Segundo a instrutora, qualquer pessoa que queira ajudar nestas atividades deve entrar em contato com a mesma, pelo telefone (89) 98811-7808. Com isto, estará contribuindo com essa causa beneficente.

 

Comentários