Sábado, 05 de Outubro de 2024

Dom Plínio visita barracos debaixo da ponte em Picos

Publicado em 30/12/2012
Por Marta Soares
8a080d6a5ee9ca1abe74860f120d.jpg
8a080d6a5ee9ca1abe74860f120d.jpg
Dom Plínio e as famílias/Ascom

 

Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, visitou na tarde desta sexta-feira, 21 de dezembro os barracos debaixo da Ponte do Rio Guaribas, em Picos.

O local está sendo habitado desde o início de dezembro por diversas famílias carentes oriundas do Pernambuco, Maranhão e de cidades do Piauí, que neste período acampam em barracos construídos de papelão e lona nas proximidades do Rio Guaribas, em busca de doações de roupas e alimentos.

O Bispo Diocesano foi até o local conhecer um pouco a história de vida dessas pessoas, com o intuito de compreender o que os leva a condições de vida tão extremas.

Entre os relatos das famílias maranhenses está a falta oportunidade de trabalho em Timon, que os traz até Picos, onde conseguem doações que os ajudam ao longo do ano. As famílias de Ouricuri-PE também retratam a falta de trabalho, que foi agravada com a seca que atingiu a Região Nordeste.

Dom Plínio José ressalta que o Natal é também uma oportunidade de refletir sobre a partilha e principalmente tempo olhar para os pobres e esquecidos, que vivem à margem da sociedade.

“Não podemos simplesmente olhar para homens, mulheres e crianças vivendo nesta situação e ignorar a presença deles em nosso meio, precisamos nos sensibilizar com a situação do próximo, dos que sofrem, dos que precisam de ajuda e principalmente daqueles que desconhecem a Palavra de Deus, pois o pecado da omissão acontece quando silenciamos diante do que não podemos calar ou fingimos não ver a face de Jesus em cada um dos seus filhos que sofrem. Que neste Natal possamos exercitar mais a nossa compaixão e solidariedade”, afirma.

Às 6h da manhã do dia 25 de dezembro, dom Plínio José estará celebrando o Natal do Senhor com as famílias debaixo da ponte, em seguida será servido um café comunitário, ofertado pelos Vicentinos, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Pão dos Pobres de Santo Antônio e pessoas que neste período sensibilizam com a situação das famílias abrigadas nos barracos.

ASCOM

Comentários