O município de São João da Varjota, através da Secretaria de Assistência Social está promovendo semanalmente oficinas de capoterapia no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com o Grupo “Felizidade”, composto por pessoas da Terceira Idade.
A capoterapia é uma alternativa onde se utiliza elementos da capoeira, adaptado para pessoas sem o hábito de praticar atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.
As atividades de capoterapia em São João da Varjota são dirigidas e orientadas pelo oficineiro e capoterapeuta Hélio Tadeu. Com as ações, o instrutor objetiva oferecer atividades lúdicas para este público importante na sociedade e no município.
Atualmente o grupo Felizidade, que recebe assistência do social da atual gestão de São João da Varjota, é composto por mais de 50 idosos que participam de ações, uma vez por mês, como rodas de conversa sobre diversos assuntos relacionados ao seu bem estar, como também oficinas e orientações sociais.
De acordo com a coordenadora do CRAS de São João da Varjota, Ejane Santos, a capoterapia foi implantada no município para atender diretamente os idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “O público alvo são os idosos do Grupo Felizidade, mas quando aparecem pessoas de outras idades que buscam a prática do exercício físico por meio da capoteria, não é negado”, finalizou.