A Secretaria de Saúde de Picos deu início na noite da quinta-feira, 21, a 8° Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Construindo um futuro melhor para a cidade de Picos”. O evento se estende até o sábado, dia 23, e acontece no Centro de Treinamento Diocesano (CTD). A abertura contou com a presença do titular da secretaria, Waldemar dos Santos Júnior, o “Dr. Júnior”, e do prefeito Pe. Walmir Lima.
A palestra de abertura, com o mesmo tema da conferência, foi ministrada pelo médico Pascoal Gomes da Costa Neto. No decorrer do evento ainda serão ministradas palestras e mesas redondas dentro do eixo principal da conferência. No encerramento, previsto para a tarde do sábado, 23, serão escolhidos os delegados que participarão da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Júnior, antes do evento principal desses três dias, foram realizadas as pré-conferências nos bairros e povoados de Picos. “Nós fizemos nas 36 unidades de saúde, onde a secretaria ouviu o que as comunidade precisam, do que estão carentes, e fazer um planejamento para que nos próximos cinco anos a saúde tenha um norte para seguir e para atingir os seus objetivos na comunidade”, declarou.
Ele afirmou ainda que a conferência é uma oportunidade para expor o seu trabalho à frente da pasta desde que assumiu, há oito meses. “Foram feitas muitas coisas, graças a Deus, todas as metas nós mais que dobramos, estão aí nos painéis expostos, então esses são dados que nos alegram e deixam feliz”, comentou.
“Dr. Júnior” citou ainda o mutirão de catara que vem acontecendo desde a quarta-feira, 20, e outro evento previsto para a próxima semana “O Caminhão da Mulher”, onde serão realizados exames de prevenção do câncer do colo do útero e de mama.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, destacou que as conferências acontecem a cada cinco anos para debater as políticas públicas voltadas para a população. Ele salienta que o evento busca se aproximar da população para que esta diga quais as suas principais necessidades.