Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Saúde de Dom Expedito Lopes promove Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Publicado em 13/11/2018
Por Edson Costa
91176155af08f19bcec029aaacff.jpg
91176155af08f19bcec029aaacff.jpg
Equipe do CTA conduziu encontro/Edson Costa

 

Buscando chamar a atenção da população sobre a importância de se prevenir, a Prefeitura de Dom Expedito Lopes através da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. As ações em torno do assunto foram intensificadas durante os meses de fevereiro e março, tendo sua culminância nesta terça-feira, 19 de março, e na próxima quinta-feira, 21.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída em todo país com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Em Dom Expedito Lopes, a Secretaria de Saúde convidou toda população para um encontro nesta terça-feira, 19, na sede do polo da Universidade Aberta do Piauí (UAP), onde uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de Picos, explanou sobre o tema do evento, que foi “Gravidez na Adolescência NÃO É brincadeira”.

Participantes do encontro

Durante o encontro, a equipe do CTA realizou exames de HIV, Hepatite B e C, e sífilis, e ainda realizou a distribuição de kits com preservativos masculinos e femininos, e lubrificantes. Uma palestra sobre “Infecções Sexualmente Transmissíveis” foi proferida pela assistente social Nismelha Rodrigues.

Exames foram realizados no local

Palestra foi promovida durante evento

“Nós estamos aqui com uma parte da equipe do CTA, a convite do prefeito Valmir Barbosa, do secretário Samim e da coordenadora Paulla, para promovermos parte das ações que realizamos lá no CTA de Picos. Além da palestra também distribuímos kits de preservativos, pois é sim o método mais eficaz de evitar uma gravidez. Buscamos chamar a atenção da população, em especial dos adolescentes, que nós últimos dez anos tem aumentado muito o número de infecções sexualmente transmissíveis nesta faixa etária”, destacou a enfermeira Isabel Fontes, coordenadora do CTA de Picos.

Isabel Fontes, coordenadora do CTA

Já a coordenadora da Atenção Básica de Dom Expedito Lopes, enfermeira Paulla Rosane, destacou a importância da ação da Secretaria de Saúde. “Acho de extrema importância trabalhar a questão da prevenção, tanto com a realização de palestra como também com a realização de exames, pois sendo detectado algum caso precocemente a pessoa terá mais chances de cura”, finalizou.

Paulla Rosane, coordenadora da Atenção Básica

Faziam parte da equipe do CTA, além da coordenadora Isabel Fontes, a Assistente social, Nismelha Rodrigues, o técnico de enfermagem de laboratório, Francisco, e a auxiliar administrativa, Elaine.

Kits de preservativos foram distribuidos pela equipe do CTA

Na próxima quinta-feira, 21 de março, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a equipe do CTA de Picos, estarão promovendo outro encontro da mesma natureza no Bairro Codó, onde todos os moradores são convidados.

 

Comentários