O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS e Hepatites Virais de Picos (CTA) registrou um aumento no número de casos de AIDS e Sífilis nesse início de 2019 se comparado ao mesmo período do ano passado. Até o mês de fevereiro foram 12 casos de HIV, 37 de Sífilis e quatro de hepatite B. Os homens são a maioria das pessoas atingidas por essas doenças.
A coordenadora do CTA, Isabel Fontes, informa que esse número representa que mais pessoas estão buscando realizar os exames, para saber como estão de saúde. Uma vez que a doença é identificada, os pacientes passam a realizar o tratamento.
“Com relação aos homens, não está diferente dos dados do Ministério da Saúde, porque houve esse aumento na faixa etária de 15 a 25 anos”, explicou Isabel Fontes.
Enfermeira Isabel Fontes
Buscando conter o avanço da doença, o CTA estará com um stand no carnaval de Picos, como faz todos os anos, oportunidade em que distribuirá seis mil preservativos, masculinos e femininos, além de lubrificantes e panfletos.
Para fazer os exames de detecção de AIDS e sífilis basta se dirigir ao CTA, que está localizado na Rua Coronel Francisco Santos, n° 82, centro de Picos, e levar o Cartão do SUS e o RG. Não é necessário estar em jejum, podendo ser atendido no horário de funcionamento, entre as 7h00 e às 13h00.