Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

“Não há previsão de ressaca do mar no litoral piauiense”, diz Capitania

Publicado em 21/10/2018
Por Redação
33131bd720409d98373617b76114.jpg
33131bd720409d98373617b76114.jpg
/ Arquivo O Dia

Se na semana passada, os banhistas e pescadores do litoral piauiense foram surpreendidos por ondas altas e violentas, que derrubaram inclusive a estrutura de algumas barracas em Luís Correia, a partir de hoje, eles podem ficam mais tranquilos ao entrarem no mar. Isto porque se encerra nesta quarta-feira (27) o alerta de ressaca da maré, emitido pela Capitania dos Portos do Piauí no último domingo (24).

A previsão da Marinha do Brasil era de que o mar do litoral piauiense registrasse ondas de até três metros de altura durante o período de ressaca, mas, a partir de agora, as águas começam a se acalmar. Foi o que explicou o capitão de fragata Dante, capitão de suporte da Capitania dos Portos Piauiense.

“Com base na necessidade de estar atento à segurança na navegação, a gente divulgou um alerta de ressaca durante o período que foi do dia 24 e se encerrando hoje. Mas gostaria de tranquilizar a população, porque neste momento, nós não temos nenhuma previsão de ressaca e mau tempo no litoral. Apesar disso, temos equipe da Capitania trabalhando initerruptamente para dar salvaguardar a vida dos banhistas”, explicou.

O capitão Dante reforçou que as fortes ondas que atingiram o litoral na semana passada se formaram por conta de um evento singular: a passagem de um sistema frontal sobre o hemisfério Norte, o que provocou condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de 2,5 metros a três metros de altura.


Foto: Arquivo O Dia

 

A Capitania dos Portos disponibilizou o número 0800 095 2844 para atendimentos. As equipes trabalharão em sistema de plantão para atender aos chamados tanto nas praias do litoral piauiense, quanto nos balneários na região de Teresina. “Nós temos três atribuições: garantir a segurança da navegação, salvaguardar a vida no mar e prevenir a poluição hídrica por embarcações e outras instalações. Com base nisso, vamos manter um esquema especial para garantir que o feriado do Carnaval seja tranquilo e melhor aproveitado pelos banhistas”, finalizou o capitão de fragata Dante.

Carnaval deve ser de chuva em todo o Piauí

Segundo a meteorologia, há previsão de chuva para todo o Piauí durante o feriado prolongado de carnaval, sobretudo para a região Norte do Estado. Sonia Feitosa, meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), explica que haverá chuvas fortes, semelhantes às que caíram na última terça e quarta-feira. Apesar da intensidade, a ocorrência do fenômeno será de maneira pontual.

As chuvas que caíram na capital nos últimos dias registraram uma média de 34 mm. O valor está bem abaixo do esperado para dias chuvosos para este mês. A média de chuva em fevereiro costuma alcançar os 250 mm, mas até o momento ultrapassou pouco mais da metade. 


Foto: Arquivo O Dia

A previsão de chuvas deve-se à presença de três sistemas meteorológicos que estão atuando no Estado, o que tem favorecido as chuvas. Contudo, Sônia Feitosa enfatiza que o maior volume e concentração serão no Norte do Estado. “Quando chove muito forte em um local costumamos achar que choveu muito, mas nem sempre é assim. Na chuva desta terça-feira, apesar de ter chovido muito, foram registrados apenas 34 mm, um valor bem pequeno”, conta.

Com relação aos alertas de áreas que devem ter maior registro de chuvas, a meteorologista enfatiza que o fenômeno deve acontecer com mais intensidade na região Norte do Estado entre a quinta e domingo. Também há previsão de chuvas fortes para a região Sul do Estado, como Floriano.

“Em Parnaíba, por exemplo, choveu bem ontem e hoje devem acontecer chuvas mais fortes porque está se formando o canal de umidade que deve atuar nos próximos dias, assim como também devem ser registradas chuvas para o Sul do Piauí, pois este canal começa no Norte do pais, na Amazônia, se encontra com a umidade que vem do Oceano e cruza o País, passando pelo Piauí e indo até a Bahia”, finaliza Sônia Feitosa.

Comentários