Domingo, 06 de Outubro de 2024

Em Picos caminhoneiros fazem greve na CONAB

Publicado em 11/06/2013
Por Marta Soares
6cbc6480b1d68676057dd0ece84a.jpg
6cbc6480b1d68676057dd0ece84a.jpg
Em Picos caminhoneiros fazem greve na CONAB/Marta Soares

Cerca de 15 caminhoneiros, que conduzem carretas carregadas com milho, estão estacionadas há pelo menos 15 dias, na frente da Conab - Companhia nacional de Abastecimento de Picos. Os caminhoreiros, que em sua maioria são do sul do país, alegam falta de estrutura e falta de pagamento. 

Segundo o advogado que representa o Sindicato dos caminhoneiros, Rafael Vidoretti, todos estes motoristas estão prejudicados com a demora no descarregamento da carga. A Lei de número 11.442 estipula o prazo de cinco horas para que o veículo  tenha o descarregamento efetuado.  Havendo atraso, a empresa responsável, tem que repassar ao motorista o valor de R$1,00 (um real)  por tonelada hora.

O caminhoneiro Robeilton Domingo, chegou a Picos no último dia 02 de junho e ainda não teve a sua carga recebida pela Conab. A carreta de Robeilton está no pátio da Conab, mas o mesmo alega que o espaço não oferece a menor restutura. “Os banheiros são ruins, à noite não tem energia, não temos mais alimentação e nem dinheiro”, disse.

Os motoristas são contratados pela empresa “Giro Distribuidora de Alimentos LTDA”. Rafael Vidoretti, afirma que está recorrendo à justiça para que o pagamento dos motoristas seja efetuado e o problema, finalmente, solucionado.


Para o gerente da Conab em Picos, Francisco Gomes Sobrinho, todo o repasse foi feito à transportadora “Giro Distribuidora de Alimentos LTDA” e que por isso, a Conab nada pode fazer quanto à greve. Questionado sobre a estrutura física da Conab no município, o gerente afirmou que são adequadas, o problema é o grande fluxo de caminhoneiros nos últimos dias no local.

Po conta da paralisação, mais de 2 mil toneladas de milho deixaram de ser entregues aos produtores. Até as vendas estão paralisadas e caso o impasse não seja resolvido, os caminhoneiros informaram que irão continuar sem  descarregar o produto.

Comentários