ÂNIMOS
Os ânimos parecem estar acirrados em todo o Brasil, mas dessa vez não por causa de política, nem futebol. As conquistas mais recentes para as pessoas que desenvolvem relações homoafetivas vêm provocando reações de grupos religiosos que, se antes permaneciam em silêncio, agora demonstram sua contrariedade contra tais ações. Os ânimos se mostram acirrados e ambos os grupos se colocam na posição de vítima. Muita coisa ainda vai acontecer!
MEDO
Com o registro do 7° homicídio ocorrido no ano de 2013, o assassinato do empresário Epaminondas Feitosa, ocorrido na noite de 08 de junho, a população tem sentido cada vez mais medo. A cobrança para que os poderes públicos tomem uma medida a altura tem soado como uma única voz entre sociedade civil organizada e representantes de categorias representativas. Alguma coisa precisa ser feita.
PALIATIVO
Ante as ondas de crimes, com mortes por pistolagem e roubos de motos, a Polícia Militar do Piauí resolveu reforçar temporariamente a segurança na cidade de Picos, desencadeando a operação “Vale do Guaribas”, que disponibilizou mais 40 soldados para a cidade, dotados de armamento pesado, helicópteros e viaturas. Resta saber como as coisas ficarão quando esse grupamento for embora.
MUDANÇA
Sempre que se verifica o aumento na onda de crimes a população pede a tomada de medidas efetivas, em alguns casos a redução da maioridade penal para 16 anos. O comandante do 4° BPM, tenente-coronel Wagner Torres, chegou a se manifestar, através das mídias sociais, a favor dessa medida uma vez que o Código Penal brasileiro remonta a década de 1940. Mas pelo visto, nenhuma mudança vai acontecer nesse sentido.
CONGRESSO
Claramente chateado quanto as últimas decisões do TSE que reduziu o número de deputados estaduais e federais do Piauí, o deputado Marcelo Castro (PMDB), em entrevista ao Folha Atual, declarou que o Congresso Nacional legisla até quando não legisla. Mas a sociedade precisa avançar, e cobra resultados. Nesse caso o poder judiciário tem ocupado esse vácuo de poder deixado pelos congressistas.
SEM COMENTÁRIOS
O vice-governador Moraes Souza Filho (PMDB), chamado pelos colegas de Zé Filho, tem acompanhado o governador Wilson Martins em suas visitas pelo interior do estado, na certa de olho nas próximas eleições. Apesar disso ele não debate sobre o tema. Durante as entrevistas procura argumentar que está afiado com o discurso do Governador e que as eleições de 2014 devem ser tratadas apenas em 2014.
POR OUTRO LADO
O deputado estadual Warton Santos e o deputado federal Marcelo Castro, ambos do PMDB, não escondem o interesse de ver Moares Sousa Filho como cabeça de chapa para as eleições de 2014, tendo um petista como vice-governador. Ambos argumentam que é essa é a vez do PT de Wellington Dias apoiar o PMDB. As conversações vão ser tensas já que o PT parece empolgado com a possibilidade de voltar ao governo do estado.
SANEAMENTO BÁSICO
Ninguém desmerece a importância das obras de saneamento básico da cidade de Picos, problema histórico que agora pode ser solucionado, mas muitas pessoas tem criticado a quebra dos calçamentos que não estão sendo reposicionados devidamente. O secretário de Obras, José Ribamar Macedo Júnior, declarou ser esta uma responsabilidade da empresa que tem realizado a obra.