Domingo, 06 de Outubro de 2024

Fé e devoção marcam festejos do Sagrado Coração de Jesus em Picos

Publicado em 11/06/2013
Por Jailson Dias
6f5465319dbfdb1e0d38d0c1eb9d.jpg
6f5465319dbfdb1e0d38d0c1eb9d.jpg
Fiéis acompanham festejos do Sagrado Coração de Jesus/Jailson Dias

O grande número de pessoas obriga muitos a acompanhem as celebrações do lado de fora da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, prédio mais antigo da cidade, mas isso em nada atrapalha as centenas de fiéis que tem se deslocado todas as noites para participar dos festejos do Sagrado Coração de Jesus. Organizado pelo Apostolado da Oração, fundado no final do século XIX, os festejos vem atraindo cada vez mais pessoas ao longo dos anos.

Os fiéis, usando trajes vermelhos, cor tradicional do apostolado que simboliza o “Manto do Coração de Jesus”, proporcionam uma interessante visão em épocas de secularismo. De tanta gente o trânsito está sendo desviado da Avenida Getúlio Vargas para garantir que as celebrações possam ocorrer em sem transtornos nem perigo para as pessoas que ficam nas calçadas e avenidas acompanhando as celebrações.

Presidente do Apostolado da Oração há 34 anos, a senhora Miriam Lélis, viúva do ex-vereador Zequinha Baldoíno, informa que mais de 200 pessoas são associadas ao apostolado, geralmente dando continuidade a uma tradição de família. “Comigo foi assim, meu avô, mês pais, primos, todos, os que já se foram, participaram dessa associação e trabalharam muito pelo povo de Deus”, comentou.

As principais datas do evento são determinadas pelo chamado “Ano Litúrgico”, calendário de atividades religiosas da Igreja Católica. O calendário começa ainda com a preparação para o Natal, seguindo-se todas as festas até o final de novembro, no Dia do Cristo Rei, começando tudo novamente. Nove dias depois da festa do “Corpo de Deus” – Corpus Christi – acontece o “Dia da Festa Litúrgica”, que nesse ano foi celebrado em 07 de junho.

As celebrações na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus seguem até o dia 30 de junho, todas as noites. Durante as semanas as missas começam às 19h00, apenas no sábado a celebração tem início às 18h00 adequando-se a transmissão pela Rádio Cultura FM.

Comentários