O artesão e ambientalista Antônio José da Silva informou em entrevista ao Folha Atual que há dois anos solicita da prefeitura de Picos lixeiras para a Praça Félix Pacheco, mas apesar dos pedidos, nunca foi atendido. Ele disse ter feito a solicitação da prefeitura utilizar lixeiras feitas a partir de manilhas de concreto, conforme as utilizadas na construção civil, pois isso impediria que vândalos depredassem o patrimônio público.
Antônio José, que retornou a Picos há exatos dois anos, e fez o trajeto desde São Paulo até o Piauí de bicicleta, informou que continua viajando, sempre sobre duas rodas, e vê muitos exemplos positivos em outras cidades, inclusive prefeituras que usam cestos de lixo feitos de manilhas de concreto, daí que ele encaminhou a solicitação à administração municipal.
Antônio José afirma que já plantou quatro árvores na Praça Félix Pacheco e mais 70 por toda a cidade. Desde que retornou a Picos ele comercializa o material que produz na praça, e procura zelar o meio onde trabalha.
Como a Praça Félix Pacheco é uma das mais movimentadas da cidade, ela requer limpeza constante. Não existem cestos de lixo nas suas imediações. Os únicos verificados para o descarte de material são disponibilizados pelos vendedores ambulantes. A mesma situação se verifica nos demais espaços públicos da cidade.
Praça Félix Pacheco não conta com cestos de lixo