Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025

Faixas de pedestres de Picos não recebem realce desde janeiro de 2018

Publicado em 09/09/2018
Por Jailson Dias
5ee1e8e66dd70df7cadddfd0f98b.jpg
5ee1e8e66dd70df7cadddfd0f98b.jpg
Faixas de pedestres apagadas/Jailson Dias

As faixas de pedestres da cidade de Picos não recebem realce na sua pintura desde janeiro de 2018. Andando pelas principais ruas e avenidas da cidade é notório como essa sinalização vertical está apagada, em alguns pontos, se encontra quase invisível. Enquanto nossa equipe fotografava esses trechos, muitas pessoas reclamavam da falta de investimento na sinalização do trânsito local.

O Folha Atual já havia produzido matérias sobre esse problema em 2018. Na ocasião, o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM), Edilberto Cirilo, informou que antes de fazer o trabalho de realce das faixas, a prefeitura tinha de esperar a conclusão do estudo de viabilidade do trânsito, a partir de quando seriam feitas inúmeras melhorias.

Nossa equipe procurou novamente o secretário nesta terça-feira, 22, para saber se alguma medida seria tomada nesse início de ano. Edilberto informou que a licitação para a contratação da empresa que fará o realce da sinalização horizontal, com destaque para as faixas de pedestres, já foi realizada. O nome da empresa e o valor da obra serão divulgados no Diário Oficial dos Municípios nos próximos dias.

O secretário disse ainda que após a divulgação da empresa vencedora da licitação, esta será chamada para assinar o contrato e dar início a realização do realce da sinalização horizontal, o que deve acontecer em fevereiro.

Indagado sobre os motivos da baixa durabilidade das faixas de pedestres em Picos, que deveriam permanecer visíveis por dois anos, Edilberto argumenta que a poeira constante em nosso meio cobre rapidamente os traços. Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estes devem ser na cor branca. Observa-se que em apenas seis meses as faixas estão quase invisíveis. Ótima desculpa para motoristas e motociclistas que não param para os pedestres.

Comentários