O deputado estadual, Pablo Santos (PMDB), em recente visita a cidade de Picos, comentou sobre o atraso no pagamento dos profissionais em saúde que atuam no Hospital Regional Justino Luz (HRJL). Atualmente, os servidores estão com os salários de novembro e dezembro pendentes.
Pablo Santos que já foi presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), entidade responsável pela gestão de hospitais no Piauí, explicou que o atraso no pagamento é decorrente do fechamento do Sistema da Fazenda do Estado (SIAFE-PI). A medida é feita como forma de arrecadação financeira.
“Todo final de ano, o SIAFE, que é o sistema da Fazenda do Estado fecha neste período para ter arrecadação. Assim, a receita do Estado aumenta para que possamos honrar com estes compromissos desses atrasos pontuais. Essa situação de pagamentos atrasados é compartilhada em diversos outros hospitais do Estado”, explicou o deputado.
Pablo Santos disse ainda que até o final de janeiro a previsão é que seja efetuado o pagamento do mês de novembro e dentro das possibilidades posteriormente dezembro.
“Existia um atraso de repasse mediante o contrato de gestão. Aos servidores foi pago o mês de outubro e estamos aos poucos buscando regularizar. Somos conscientes da situação e o governador está buscando organizar tudo isso. Final de janeiro e fevereiro acredito que todas pendências salariais já tenham sido superadas”, concluiu.
O Hospital Regional Justino Luz é mantido mais de 50% com recursos do Tesouro do Estado destinado para pagamento dos profissionais e manutenção da Casa de Saúde.