Na manhã desta terça-feira (08) foi realizada no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), em Picos, uma reunião entre a instituição e representantes da sociedade civil organizada. O objetivo do encontro foi discutir o canteiro de obras paralisadas na cidade, bem como aquelas já concluídas, mas que estão sem funcionamento trazendo prejuízos à população local.
Participaram da reunião representantes regionais do CREA-PI, da associação dos engenheiros civis, dos engenheiros agrônomos, do poder público municipal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Picos, da classe empresarial, além da presença de vereadores e da suplente de deputado estadual, Belê Medeiros (Progressistas).

O inspetor regional do CREA-PI, o vereador Francisco das Chagas de Moura, o "Chaguinha" (PTB), enfatizou que a reunião é um instrumento de articulação das classes para mobilizar o Governo do Piauí na retomada das obras.
“Com essa reunião queremos mostrar para o governador a nossa insatisfação com relação as obras inacabadas e obras concluídas para que ele tome providências, faça um calendário de planejamento para dar andamento a elas”, afirmou o inspetor do CREA-PI.
Chaguinha destacou que os prejuízos provocados pelo atual cenário vêm onerando a população no aspecto econômico e na saúde pública.
“São muitos os prejuízos, desconfortos provocados, por exemplo, para quem mora na BR-316, poeira, buracos, inundações gerando problemas de saúde pública. Depois ainda temos o problema do comércio, onde houveram comerciantes que deixaram de funcionar em decorrência da obra”, frisou.
No município de Picos entre as obras concluídas e sem funcionamento estão a UPA e a Casa de Apoio a Gestante. Em se tratando das obras inacabadas estão a reforma do Hospital Regional de Picos, Mercado Público Municipal, Ginásio de Esportes no bairro Junco, o novo Hospital de Picos, além da drenagem das vias laterais da BR-316.
Deliberações
Da reunião, um documento será encaminhado ao Palácio de Karnak reivindicando do governo estadual ações no município que viabilizem a superação dos atuais problemas.
Fiscalizações do CREA-PI
O Conselheiro Regional do CREA-PI, Antônio Moura Fé, explicou que no município picoense as irregularidades encontradas durante as fiscalizações às obras são a ausência de um responsável técnico para acompanhar as construções.
“Aqui temos um fiscal para realizar as fiscalizações nas obras de construção civil, na área da agronomia e segurança do trabalho. As irregularidades encontradas em Picos são em sua maioria a ausência de um responsável técnico para acompanhar a obra. Porém, é preciso ressaltar que as irregularidades diminuíram consideravelmente devido a conscientização da população de Picos”, pontuou Antônio Moura Fé.