Nossa equipe foi procurada por alguns comerciantes e empresários, cujos estabelecimentos ficam localizados na Av. Getúlio Vargas, principal via de acesso ao centro de Picos, para falar sobre um dos problemas que mais os incomodam. Ainda sem querer gravar entrevista ou se identificar, eles informaram que vão pedir a administração municipal o saneamento básico da avenida, uma vez que o esgoto corre a céu aberto e é nítido o mal estar dos transeuntes, que tapam o nariz com a mão para não sentir a fedentina da lama.
Os comerciantes ainda não se articularam, antes, estão buscando apoio dos demais donos de estabelecimentos localizados na Av. Getúlio Vargas, além dos órgãos fiscalizadores da sociedade, como o Ministério Público Estadual (MPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de Picos. Além disso, estudam a coleta de assinaturas para garantir que o pedido seja atendido pelos poderes públicos, em especial, a prefeitura da cidade.
Por toda a extensão da Av. Getúlio Vargas é possível perceber o esgoto correndo paralelo às calçadas. Em alguns locais a lama fica empoçada, aumentando o mau cheiro, o que significa riscos para a saúde. Além de lojas, há também muitos restaurantes ao longo da avenida.
Pavimentação
No ano de 2014 o então prefeito Kléber Eulálio fez a reforma da Av. Getúlio Vargas, pavimentando a via que se encontrava intrafegável e reparando o meio-fio por onde as pessoas caminham. Vias de acesso para cadeirantes e idosos foram construídas, aumentando a acessibilidade. Contudo, o saneamento nunca foi realizado, tornando essa uma necessidade urgente para a cidade.