A Conselheira Tutelar Flávia Custódio, da cidade de Paquetá do Piauí, participou do 7º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares realizado em Luziânia, estado do Goiás. O evento teve como objetivo proporcionar a interlocução e a troca de experiências, articulações, além de propiciar a definição de diretrizes e pactuações junto aos conselhos tutelares e aos demais operadores do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Brasil.
Entre os dias 9 e 12 de dezembro, mais de mil conselheiros tutelares de todas as regiões do país participaram do evento. Um dos temas debatidos foi a criação do plano de ação para fortalecimento da rede de conselhos tutelares e do Manual de Procedimentos e Instruções para a ação destes órgãos.
Também foram realizadas discussões e oficinas para disseminar o Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (SIPIA), módulo Conselho Tutelar. Gerenciado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o SIPIA organiza e automatiza a rotina de trabalho dos conselhos tutelares, que podem utilizar a ferramenta para registrar os atendimentos e gerenciar os documentos emitidos durante a aplicação das medidas protetivas.
.jpg)
Mais de mil conselheiros participaram do congresso
Durante o Congresso, os conselheiros tutelares tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), além das políticas de prevenção e combate ao trabalho infantil e à exploração sexual.
.jpg)
“Gostaria de agradecer a Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí ACONTEPI, pelo empenho e apoio à Delegação do Piauí, bem como também ao prefeito Municipal Dr. Thales Coelho Pimentel pelo apoio integral para que eu pudesse participar do referido Congresso”, destacou Flávia Custódio.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)