Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Secretaria de Saúde de Picos inaugura nova sede do CAPS AD

Publicado em 28/07/2018
Por Jailson Dias
2a4787302352d8bf82a2870d0291.jpg
2a4787302352d8bf82a2870d0291.jpg
Inauguração do CAPS/Jailson Dias

A Secretaria de Saúde de Picos inaugurou na manhã desta segunda-feira, 10, a nova sede do Centro Integrado de Assistência Piscossocial (CAPS AD) da cidade, que passa a funcionar no prédio do antigo Hospital O Dia, na rua Dom Severino, bairro Parque de Exposição. Segundo o titular da Saúde, Waldemar dos Santos Júnior, o Dr. Júnior, o prédio estava desativado, mas foi totalmente reestruturado para atender as pessoas que sofrem com transtornos em decorrência do vício em álcool e drogas ilícitas.

Anteriormente o CAPS AD funcionava em uma chácara alugada, localizada no bairro Aroeiras do Matadouro. Ao transferir a sua sede para o prédio do antigo Hospital O Dia, o município passa a economizar com o aluguel, além de dispor da estrutura necessária para o seu funcionamento.

O secretário informou que o prédio foi totalmente reformado com recursos próprios do município. “De vagar fomos fazendo esse trabalho, com recursos próprios, e, está aí, essa grande obra entregue para a sociedade, pois quando assumi a Secretaria de Saúde, a minha maior preocupação era organizar as finanças, pagar salários em dia, quitar os compromissos em dia, e isso nós estamos fazendo”, declarou.

A nova estrutura do CAPS AD conta com recepção, auditório, refeitório, sala de reuniões, sala de terapia ocupacional, consultórios, sala de repousou para os servidores e de acolhimento para os usuários. O CAPS dispõe do serviço de médicos, psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais e seguranças.

De acordo com a coordenadora do CAPS AD, Maria do Amparo da Silva, os atendimentos já estão acontecendo há dois meses, desde o final de setembro. Dentre elas: oficinas terapêuticas, atendimento médico, acompanhamento individual. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.

Maria do Amparo informou que o CAPS possui 1009 usuários cadastrados, dos quais 855 já receberam alta, por melhoramento, abandono das drogas ou óbito. No momento são atendidas 54 pessoas. “Eles são divididos em modalidades: intensivo, semi-intensivo e não intensivo, que já estão em fase de melhoramento, além de suporte a pessoas encaminhadas pela justiça e também aos presidiários”, explicou.

A secretaria fornecesse o transporte para as pessoas que estão em tratamento. Para ser atendido no CAPS o paciente precisa ser encaminhado ou pode procurar espontaneamente os serviços para se tratar do vício.

Comentários