O comandante do 3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos (3° BEC), coronel Marcos Bastos Lopes, foi agraciado com o título de cidadania picoense em sessão solene realizada na Câmara Municipal na noite da quinta-feira, 29. A proposição para o título partiu do vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (PP), e da vereadora Dalva Mocó (PTB), e tem se tornado uma tradição na cidade.
Além dos amigos, familiares e dezenas de oficiais do batalhão, o deputado estadual Severo Eulálio (MDB) também marcou presença. A solenidade foi presidida pelo presidente do legislativo, vereador Hugo Victor (MDB).
O coronel Marcos Bastos é natural de Teresina e comanda o 3° BEC desde janeiro de 2017. Ele deve passar o comando do batalhão em janeiro de 2019. O 3° BEC muda de comandante a cada dois anos.
Para o vereador Afonsinho a homenagem é justa uma vez que o comandante prestou um bom serviço a Picos e ao Brasil. “Ele passou dois anos aqui, prestando serviço a comunidade de Picos, e muito fez a nação e a cidade”, declarou.
O coronel se disse honrado pelo título de cidadania e elogiou a população picoense. “O Exército todo fica honrado quando um militar é reconhecido com um título da cidade onde ele serve e o povo de Picos nos acolhe muito e a força de trabalho do picoense tem contribuído muito para o desenvolvimento dessa região”, declarou.
Marcos bastos também agradeceu aos vereadores Afonsinho e Dalva Mocó pela proposição da honraria.