Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025

Médicos cubanos deixam a cidade de Picos

Publicado em 13/07/2018
Por Jailson Dias
9e9838b7a98e61fda5818bb2fcb9.jpg
9e9838b7a98e61fda5818bb2fcb9.jpg
Médicos cubanos durante homenagem na Câmara de Picos/Jaialson Dias

Os cinco médicos cubanos que trabalhavam em Picos deixaram a cidade na quarta-feira, 28. Eles se dirigiram para Teresina – PI e de lá se encaminharam para Cuba. Os médicos Leordany Yasell Mata Nital, Idalmis Enedina Garcia Leon, Francisco Campana Garcial, Yanet Diéguez Hernandez e Mysleyds Arevalo Leon atendiam em cinco postos de saúde, dois na zona rural: Estrevaria e Coroatá, e três na zona urbana, nos bairros São José, Morada do Sol e Boa vista.

Todos foram homenageados em sessão realizada na Câmara Municipal de Picos na última quinta-feira, 22, pelos serviços prestados a população carente da cidade. Na ocasião, eles argumentaram que sentiriam saudades dos picoenses. Dentre eles, apenas o médico Leordany Yasell Mata Nital, embarcará para Cuba posteriormente, uma vez que a sua passagem já estava comprada e marcada para o dia 06 de dezembro. Os demais já viajaram. No entanto, Leordany também não se encontra mais em Picos.

O secretário de Saúde de Picos, bioquímico Waldemar dos Santos Júnior, o Dr. Júnior, informou que o ciclo de trabalho do médico Leordany Yassell se encerraria no final do ano e ele teria de retornar a Cuba de qualquer forma, embora tenha expressado o desejo de permanecer aqui. O fim do programa apenas precipitou a sua saída.

Dr. Júnior com um dos médicos cubanos

O Dr. Júnior também informou que eles eram os únicos médicos que atendiam nos postos de saúde da Estrevaria, Coroatá, bairros São José, Morada do Sol e Boa vista. No entanto, as vagas deixadas pelos cubanos já foram preenchidas por médicos locais. Um deles já estaria visitando os locais para decidir onde vai trabalhar.

Pelo Brasil, as vagas estão sendo preenchidas, mas há casos de médicos que tem desistido da oportunidade devido a dificuldades de acesso ao local de trabalho.

Comentários