Os cinco médicos cubanos que trabalham em Picos foram homenageados na noite da quinta-feira, 22, em sessão solene realizada na Câmara Municipal. A ideia da homenagem partiu da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que os profissionais estão deixando a cidade após o encerramento da parceria do Programa Mais Médicos com Cuba. Bastante sorridentes, eles falaram em saudades da cidade e das pessoas que atendiam regularmente nos postos de atenção básica.
O secretário de Saúde, Waldemar dos Santos Júnior, o “Dr. Júnior”, informou que a homenagem aos médicos cubanos se deve aos relevantes serviços prestados por eles a população mais carente da cidade de Picos. Cada unidade básica onde atendiam era responsável por uma população estimada em até 10 mil pessoas. A expectativa é que as vagas abertas pelo novo edital do programa sejam preenchidas logo, pois as pessoas precisam ser atendidas.
Os médicos Leordany Yasell Mata Nital, Idalmis Enedina Garcia Leon, Francisco Campana Garcial, Yanet Diéguez Hernandez e Mysleyds Arevalo Leon atendem em cinco postos de saúde, dois na zona rural: Estrevaria e Coroatá, e três na zona urbana, nos bairros São José, Morada do Sol e Boa vista. Eles deixarão o Brasil em um mês, até lá, o trabalho continua normalmente.
Nossa equipe conversou com os médicos e eles afirmaram que o sentimento que fica é de saudade, pois foram bem acolhidos pela população picoense, que já tem demonstrado tristeza com a saída deles.
Picos aderiu ao Programa Mais Médicos em 2013, quando começaram a chegar as primeiras turmas. A que se encontra hoje na cidade compõe profissionais da segunda e da terceira turmas dos médicos estrangeiros que vieram atender aqui.