Com a chegada do final do ano muitas pessoas vêm para a cidade de Picos com o fim de pedir dinheiro ou qualquer tipo de doação. Os pontos de concentração de pedintes são verificados principalmente debaixo da passarela e da ponte da Av. Senador Helvídio Nunes de Barros (BR 316), além das calçadas da Agência Centro do Banco do Brasil e no quadro da feira. O presidente do Conselho Tutelar, Raimundo Nonato, orienta a população que não faça doações para pessoas que estiverem com crianças no colo.
“Além de esse pessoal vir de outras cidades ainda trás as crianças para usar as crianças para ficar pedindo as coisas, então eu gostaria que a população não desse nada para essas pessoas, porque é uma forma para eles irem embora, se o pessoal ficar ajudando, sei que o espírito natalino entra na veia de todo ser humano aí o pessoal fica mais dócil e termina atrapalhando porque eles não vão embora”, comentou.
Raimundo Nonato disse que os pedintes usam as crianças na tentativa de comover as pessoas e arrecadar as doações. “Aí as pessoas dão ajuda por causa das crianças, sem contar que tem de ter atenção porque no ano passado uma criança foi raptada aqui de Picos quando a mãe estava pedindo, e quase não encontra”, lembrou.
Para Raimundo Nonato esse é um dos principais problemas enfrentados pelo Conselho Tutelar ao final do ano, além do registro de venda de bebidas alcoólicas para adolescentes. “As pessoas que venderem bebidas alcoólicas para menores serão punidas nos rigores da lei”, declarou.
O Conselho Tutelar estará em recesso entre os dias 12 de dezembro e 12 de janeiro, no entanto haverá plantonistas para atender as ocorrências.