Vera Mendes é um dos 182 municípios do Piauí que estão concorrendo ao Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2017-2020, e que tem implementado políticas públicas para redução das desigualdades e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante a edição, o UNICEF e seus parceiros locais promovem um conjunto de atividades formativas (presenciais e à distância), com o objetivo de apoiar os municípios na realização das ações propostas pelo Selo UNICEF e na qualificação das políticas públicas para crianças e adolescentes. A expectativa é que a elaboração e execução das políticas públicas continuem mesmo após o fim da edição. Além disso, a iniciativa monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e adolescentes.
.jpg)
Esta semana, aconteceu em Teresina e Oeiras, o 3º ciclo de capacitação do Selo Unicef, que abordou os temas educação, saúde e protagonismo dos adolescentes. As apresentações incluirão iniciativas de educação, como a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que hoje estão fora da escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, que aborda o enfrentamento da distorção da idade-série, formas de reverter a evasão escolar, a gestão da escola e a articulação com o território e relação escola-família-comunidade, além da apresentação de experiências pedagógicas de sucesso escolar no Brasil.
.jpg)
A agenda incluiu também orientações para políticas de tratamento adequado da sífilis congênita e relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes.
.jpg)
Vera Mendes foi um dos municípios que participou da capacitação em Oeiras, representado pela articuladora local e secretária de Educação, Elisângela Marques, pela secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, pela mobilizadora de adolescentes, Mariana Campos, além de dois adolescentes do NUCA, Daniela Lima e Júnior.
.jpg)
.jpg)
O Selo UNICEF
A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, na Amazônia e no Semiárido. Destes, 182 estão no Piauí. Seu sucesso é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.
Por Danilo Bezerra, cidadesnanet