Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Vereador Zé Luís espera decisão do TJ-PI sobre eleição da Câmara

Publicado em 25/06/2018
Por Jailson Dias
70b95cb9a521651b73f48f32fe31.jpg
70b95cb9a521651b73f48f32fe31.jpg
Vereador Zé Luís /Jailson Dias

O vereador Zé Luís (PTB) está aguardando a decisão final do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ – PI) quanto a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Picos. Após a antecipação do pleito para junho deste ano, os vereadores Simão Carvalho (PSD) e Antônio Moura (PC do B) entraram na justiça pedindo a anulação do processo que elegeu Zé Luís como novo presidente do legislativo para o biênio 2019-2020.

A juíza de direito substituta da 2ª Vara, Maria da Conceição Gonçalves Portela, deferiu o pedido dos dois vereadores e tornou aquele pleito sem valor, ou seja, uma nova eleição teria de ser realizada ao final do ano para definir quem seria o presidente. No entanto, Zé Luís recorreu ao TJ-PI e, ainda em agosto, o desembargador Olímpio José Passos Galvão do Tribunal de Justiça cassou a decisão da juíza e, até o momento, a eleição de junho é válida, e Zé Luís deverá assumir em janeiro de 2019.

Mas o próprio vereador está cauteloso, esperando a decisão final do Tribunal de Justiça, uma vez que novas reviravoltas podem acontecer. Ele demonstrou tranquilidade quanto a possibilidade de um novo pleito. “Agora vamos aguardar a possibilidade do mérito, pois enquanto não for julgado a lei está valendo”, comentou.

Antecipação

Ainda no mês de junho os vereadores aprovaram uma emenda a Lei Orgânica do Município e ao Regimento Interno do Legislativo que antecipava a realização da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Picos do final do ano para o mês de junho. No entanto, os vereadores do PTB surpreenderam. Eles se articularam com os parlamentares da oposição e lançaram o nome de Zé Luís.

Essa eleição aconteceu no dia 28 de junho e contou apenas com os vereadores do PTB e da oposição. Os parlamentares da situação não compareceram a sessão. Até a polícia militar esteve no local após receber uma denúncia de que a Câmara tinha sido arrombada. Após esse revés, os vereadores da situação entraram na justiça pedindo a anulação daquele pleito e da lei, o que foi inicialmente atendido.

Racha

A decisão dos vereadores do PTB provocou um racha entre eles e o prefeito Pe. Walmir Lima (PT), que apoia o candidato a reeleição Hugo Victor (MDB). Todos os cargos dos petebistas foram requeridos pelo prefeito e eles passaram a compor a oposição.

Comentários